PANTERA NEGRA

um tecer e fiar de práticas para descolonização dos currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62868

Palavras-chave:

Currículo, Lei 10.639, Pantera Negra

Resumo

O trabalho propõe realizar uma reflexão sobre o projeto Pantera Negra: Representatividade Negra e Práticas Educativas, implementado nas escolas municipais pela prefeitura de Belo Horizonte no ano de 2018. O projeto tem como objetivo fomentar a inserção da Lei 10.639/2003 e o debate sobre a representatividade negra, sobremaneira a representatividade negra feminina. O filme Pantera Negra, de produção americana, lançado em 2018 no Brasil, tem como destaque integrar um elenco majoritariamente negro e ser ambientado em grande parte no continente africano, no país fictício de Wakanda. Em nossa análise, além de trazermos reflexões sobre o filme, discutimos as respostas de um questionário que usamos com as professoras da rede pública que participaram ativamente da ação. A partir de nossos resultados, concordamos que o projeto Pantera Negra é de grande envergadura para implementação da educação das relações étnico-raciais, mesmo diante de outros aspectos igualmente relevantes, uma vez que o filme apresenta cenas que ainda contribuem para um imaginário binário (oriente x ocidente), permitindo que outras indagações sejam tecidas e fiadas na busca da emancipação da população negra e da descolonização dos currículos.

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Biografia do Autor

Flávia Paola Félix Meira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Julvan Moreira de Oliveira , Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

MEIRA, F. P. F.; OLIVEIRA , J. M. de . PANTERA NEGRA: um tecer e fiar de práticas para descolonização dos currículos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62868. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62868. Acesso em: 26 abr. 2024.