TEORIA CURRICULAR E POLÍTICA CURRICULAR

apostando no compromisso político com a alteridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63837

Palavras-chave:

Teoria Curricular, Política Curricular, Alteridade

Resumo

O artigo focaliza o debate sobre a teoria curricular e a política curricular nas atuais reformas e políticas educacionais, argumentando que tais políticas intentam sobre o controle do outro e na tentativa de dar uma resposta ao que é lido como conhecimento “faltoso” busca definir conhecimentos centralizados, excluindo as diferenças das políticas e dos currículos. A partir de um estudo e de revisão teórica, discutimos à luz da Teoria do Discurso e das contribuições do pensamento de Derrida, os processos contingentes de subjetivação das políticas, a tradução que impede o controle do conhecimento, dos currículos, da formação, da decisão e do sujeito.  Concluímos, provisoriamente que, o conflito em torno do pensamento curricular e das teorias, bem como a disputa pelo poder de decidir o que deve ser ensinado e aprendido, tem marcado a tentativa de fixar nas políticas e nos currículos para a escola do campo projetos de formação que tentam controlar a formação desses povos e produzir sujeitos universais, desconsiderando os processos de diferir e as diferenças. Nesse sentido, defendemos a ideia de teoria e de política comprometida e marcada pelo comprometimento ético-político com a alteridade e com a desconstrução. Apostamos em uma teoria e política negociada e produzida nas ambivalências e contingências provocadas pelos processos de diferir, comprometidas com a alteridade na desconstrução de normatividades, da BNCC.

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Biografia do Autor

Jéssica Rochelly Da Silva Ramos, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco.

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora na mesma instituição.

Leonardo da Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

RAMOS, J. R. D. S.; CUNHA, K. S.; SANTOS, L. da S. TEORIA CURRICULAR E POLÍTICA CURRICULAR: apostando no compromisso político com a alteridade. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.63837. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63837. Acesso em: 24 abr. 2024.