EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
análise da concepção de currículo presente nos Projetos Pedagógicos de Curso do IFPA/Campus do Itaituba
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.63883Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Educação física, Currículo integradoResumo
A proposta de formação humana integral, defendida pelo ensino médio integrado, a partir da construção do currículo integrado, tem como objetivo superar a fragmentação ente ensino propedêutico e técnico. Tal lógica se entendeu para o componente curricular educação física, que inserida na referida proposta curricular deveria suplantar a perspectiva dualista. No entanto, o mergulho na história revela que essas integrações têm acontecido alicerçadas a perspectivas tradicionais, tecnicistas e utilitarista de currículo. Aflorando os questionamentos sobre esse cenário. O presente estudo tem por objetivo analisar os projetos pedagógicos de curso do ensino médio integrado no IFPA campus Itaituba, para trazer à tona a concepção curricular defendida pelo componente curricular educação física. Para tal, utilizamos a pesquisa documental, de caráter qualitativo, interrogando os PPC’s dos cursos técnicos integrados em Agroecologia, Edificações e Informática, através da análise de conteúdo. Os resultados apontam a educação física abrigada em uma perspectiva curricular com fortes traços tecnicistas e tradicionais, que se pretende superar, mas que na verdade são reeditados. Acreditamos que as impressões analíticas refletem determinadas perspectivas teóricas, que não são estanques, e sim passíveis de articulações, ampliações e hibridizações.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, P; IAHNKE, S. L. P. Lei13.415, BNCC do Ensino Médio e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: desafios na implementação. Revista eletrônica Pesquiseduca. V.13, N.32, p.1225-1247, set. Dez. 2021
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas de educação física. Cadernos CEDES, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
CIAVATTA, M. Reforma do ensino médio: uma leitura crítica da lei n.13.415/2017 – adaptação ou resistência? Holos, ano 34, vol. 04. p. 207-222. 2018.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. História da educação brasileira. 1° Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
GOMES. L. C. S. A Educação Física como componente curricular no ensino médio integrado do Instituto Federal do Pará campus Belém. Dissertação-programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, do Instituto de Ciências da Educação – ICED, da Universidade Federal do Pará – UFPA.2019.
GORDO, Margarida E. S. C.; SANTOS, Marcio A. R.; MOREIRA, Wagner W. A história da educação física no Brasil e suas bases legais. Belém, PA: Açaí, 2014.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
MORAES, F de; KULLER, J. A. Experiências nacionais e internacionais de currículo integrado de ensino médio. In: REGATTIERI, Marilza e Castro, Jane Margareth (0rgs.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. Brasília: Unesco, 2013.
MORAES, F de; KULLER, J. A. Currículos integrados no ensino médio e na educação profissional: desafios, experiências e propostas. Cordão-São Paulo: Editora Senac, 2016.
MOURA.D H; GARCIA, S. R.O; RAMOS, M. N. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasil.2007.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Editora Phorte, 2009.
PINTO, J.M R. O ensino médio. In: OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2° Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 47-52.
RAMOS, Marise. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Marise RAMOS, Marise (orgs.). O ensino médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação– Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
SANTOS, B. de. S. Para além do pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n° 78. 2007.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de Educação Física. 2° Ed. São Paulo: Cortez, 1992.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. – Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. – 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.