EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

análise da concepção de currículo presente nos Projetos Pedagógicos de Curso do IFPA/Campus do Itaituba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.63883

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Educação física, Currículo integrado

Resumo

A proposta de formação humana integral, defendida pelo ensino médio integrado, a partir da construção do currículo integrado, tem como objetivo superar a fragmentação ente ensino propedêutico e técnico. Tal lógica se entendeu para o componente curricular educação física, que inserida na referida proposta curricular deveria suplantar a perspectiva dualista. No entanto, o mergulho na história revela que essas integrações têm acontecido alicerçadas a perspectivas tradicionais, tecnicistas e utilitarista de currículo. Aflorando os questionamentos sobre esse cenário. O presente estudo tem por objetivo analisar os projetos pedagógicos de curso do ensino médio integrado no IFPA campus Itaituba, para trazer à tona a concepção curricular defendida pelo componente curricular educação física. Para tal, utilizamos a pesquisa documental, de caráter qualitativo, interrogando os PPC’s dos cursos técnicos integrados em Agroecologia, Edificações e Informática, através da análise de conteúdo. Os resultados apontam a educação física abrigada em uma perspectiva curricular com fortes traços tecnicistas e tradicionais, que se pretende superar, mas que na verdade são reeditados. Acreditamos que as impressões analíticas refletem determinadas perspectivas teóricas, que não são estanques, e sim passíveis de articulações, ampliações e hibridizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suellen Ferreira Barbosa , Universidade Federal do Pará, Brasil.

 Graduada em Educação Física pela Escola Superior Madre Celeste e Professora do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do estado do Pará.

Marcio Santos, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutror em Educação pela Univesidade Federal do Pará  e Professor pela mesma instituição. 

Referências

ALMEIDA, P; IAHNKE, S. L. P. Lei13.415, BNCC do Ensino Médio e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: desafios na implementação. Revista eletrônica Pesquiseduca. V.13, N.32, p.1225-1247, set. Dez. 2021

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas de educação física. Cadernos CEDES, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.

CIAVATTA, M. Reforma do ensino médio: uma leitura crítica da lei n.13.415/2017 – adaptação ou resistência? Holos, ano 34, vol. 04. p. 207-222. 2018.

GHIRALDELLI JUNIOR, P. História da educação brasileira. 1° Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

GOMES. L. C. S. A Educação Física como componente curricular no ensino médio integrado do Instituto Federal do Pará campus Belém. Dissertação-programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, do Instituto de Ciências da Educação – ICED, da Universidade Federal do Pará – UFPA.2019.

GORDO, Margarida E. S. C.; SANTOS, Marcio A. R.; MOREIRA, Wagner W. A história da educação física no Brasil e suas bases legais. Belém, PA: Açaí, 2014.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MORAES, F de; KULLER, J. A. Experiências nacionais e internacionais de currículo integrado de ensino médio. In: REGATTIERI, Marilza e Castro, Jane Margareth (0rgs.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. Brasília: Unesco, 2013.

MORAES, F de; KULLER, J. A. Currículos integrados no ensino médio e na educação profissional: desafios, experiências e propostas. Cordão-São Paulo: Editora Senac, 2016.

MOURA.D H; GARCIA, S. R.O; RAMOS, M. N. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasil.2007.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Editora Phorte, 2009.

PINTO, J.M R. O ensino médio. In: OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2° Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 47-52.

RAMOS, Marise. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Marise RAMOS, Marise (orgs.). O ensino médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação– Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SANTOS, B. de. S. Para além do pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n° 78. 2007.

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de Educação Física. 2° Ed. São Paulo: Cortez, 1992.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. – Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. – 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Downloads

Publicado

10-06-2023

Como Citar

BARBOSA , S. F. .; SANTOS, M. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: análise da concepção de currículo presente nos Projetos Pedagógicos de Curso do IFPA/Campus do Itaituba. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.63883. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63883. Acesso em: 7 dez. 2024.