O CURRÍCULO EM CONTEXTO PÓS-ESTRUTURAL
uma leitura pela Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64103Palavras-chave:
Currículo., Pós-estruturalismo, Teoria do DiscursoResumo
No presente artigo objetivamos apresentar o campo curricular em uma leitura pós-estrutural pós-fundacional, sob as lentes da Teoria do Discurso (TD) como proposta por Laclau e Mouffe. Por um caminho de revisão bibliográfica, dentro de uma pesquisa qualitativa, propomos uma apresentação perspectivada tanto da corrente de pensamento quanto da teoria empregada com fins de situar o currículo nessas bases. Neste exercício de revisão, lemos duas influentes obras sobre o Currículo, demonstrando como a perspectiva discursiva amplia as possibilidades de entendimento do elemento curricular em seus diferentes arranjos no tempo. Finalmente, concluímos que o currículo é discurso que significa a realidade e que essa significação está em constante disputa pela hegemonização do significado.
Downloads
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. 3.ed. Lisboa: Editora Presença/Martins Fontes, 1980.
APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antonio Flávio; TADEU, Tomaz, (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 12. ed., 2011.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, Ministério da Educação, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf Acesso em: 10 Mar. 2020
CHAVES, Kleber Santos. Sentidos de ensino de filosofia no currículo para o ensino médio no período de 2009 a 2019.Vitória da Conquista-BA: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn). Orientador: Benedito G. Eugênio, Dissertação (mestrado), 2021.
DERRIDA, Jaques. Escritura e diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 63. ed, 2017.
GRUSCHKA, Andreas. Frieza burguesa e educação: a frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educação. Campinas: Autores Associados, 2014
LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa (POR) Edições 70, 197
LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade e Culturas, Porto (POR), n. 39, p. 7-23, 2013. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf Acesso em 30 mar. 2020
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: Faperj
LOPES, Alice Casimiro. MENDONÇA, Daniel de (Orgs). A teoria do discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015.
LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. Martins; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Souza de (Orgs.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: Editora UEPE, 2018.
KLIEBARD, Herbert M. Burocracia e teoria de currículo. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.5-22, Jul/Dez 2011 Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2011/vol11/no2/1.pdf Acesso em 30 mar. 2020
MENDONÇA, Daniel de. RODRIGUES, Léo Peixoto (Orgs.). Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. 2.ed. Porto Alegre: EdiPucRs, 2014.
MENDONÇA, Daniel de.; RODRIGUES, Léo; LINHARES, Bianca (Orgs). Ernesto Laclau e seu legado transdisciplinar. São Paulo: Intermeios, 2017.
PUCCI, B. ZUIN, A.; LASTÓRIA, L.A. (Orgs.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.
SALES, Léa Silveira. Estruturalismo: história, definições, problemas. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 33, p. 159-188, jan. 2003. ISSN 2178-4582. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/25371 Acesso em: 25 fev. 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2 ed., 2005.
VILELA, Rita A. ; NOACK, Juliane. A pesquisa sociológica hermenêutica objetiva: novas perspectivas para a análise da realidade educacional e de práticas pedagógicas. Linhas Críticas, vol. 16, p.305-326, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3618 Acesso em 21. jun. 2020.
VILELA, Rita A. T Teoria crítica e pesquisa empírica na educação: a metodologia hermenêutica objetiva para análise da escola contemporânea. In: PUCCI, B. ZUIN, A.; LASTÓRIA, L.A. (Orgs.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.
VILELA, Rita A. T. Crítica e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículo. Educação em Revista, v.45, p.223-248, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/9PMf8RLhhRVMrdD9SjVkMkg/abstract/?lang=pt Acesso em 21. set. 2020.
VILELA, Rita A. T. Theodor Adorno: sobre educação e escola. Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional, v.8, p.101-120, 2013.
WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo. São Paulo: Vozes, 2012. (Coleção pensamento moderno)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.