AS “ENCRUZILIVES” DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES EM TEMPOS (PÓS) PANDÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64490Palavras-chave:
Ações extensionistas, Práticas Educativas Não Escolares, COVID-19Resumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a reorganização do trabalho sociopedagógico de um Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão de uma universidade pública fluminense para a realização de suas atividades formativas extensionistas sobre as práticas educativas não escolares desde o fenômeno social e educacional instado pela COVID-19. Para isso, o artigo promove a discussão, no campo teórico da Pedagogia Social sobre a organização das práticas educativas não escolares, o uso de tecnologias digitais de comunicação e/ou informação sociais e a situação social imposta pela pandemia. Assim, ao relatar as adaptações educacionais possíveis realizadas pelo grupo extensionista, inferiu-se que desde os desdobramentos socioeducacionais da COVID-19, promoveu-se a criatividade educacional necessária para continuidade dos processos cognitivos nos ambientes educacionais. Ou seja, manteve-se os vínculos interpessoais fundamentais para o processo educacionais, através das redes sociais, com os profissionais da educação isolados, total e/ou parcial, nos últimos dois anos. Por fim, entende-se que o evento pandêmico deixou marcas significativas, e possivelmente positivas, nas práticas educacionais. De maneira específica, em ações extensionistas como as promovidas nesta universidade pública na região metropolitana fluminense.
Downloads
Métricas
Referências
BAPTISTA, Isabel. Dar rosto ao futuro: a educação como compromisso ético. Porto, Portugal: Profedições, 2005.
CALIMAN, Geraldo. Pedagogia social no Brasil: evolução e perspectivas. Orientamenti pedagogici: rivista Internazionale di scienze dell'educazione, v. 58, n. 345, p. 485-504, 2011.
FERREIRA, Arthur Vianna. Convivência e Itinerância: uma abordagem psicossocial para revitalização das relações agostinianas. Maringá: A. R. Publisher Editora, 2019.
MACHADO, Érico Ribas. Fundamentos da Pedagogia Social. Paraná: Editora Unicentro, 2013.
PEREIRA, Débora Simeão Ortman; LOPES, Lucas Salgueiro. CONVIVER REQUER HOSPITALIDADE: pensando modelos de práticas socioeducativas a partir dos diálogos entre as Pedagogias da Hospitalidade e da Convivência. In: FERREIRA, Arthur Vianna; LOPES, Lucas Salgueiro; DIAS, Thiago Simão (Org.). Educação, Hospitalidade e Pobreza. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.
SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do Vírus. Rio de Janeiro: Boitempo, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.