ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64662

Palavras-chave:

Pedagogia à distância, Estágio Curricular Supervisionado Remoto, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

A pandemia de COVID-19 provocada pelo SARS-Cov-2 e a decretação governamental de medidas sanitárias, em que se destacou a necessidade de isolamento social a partir do mês de fevereiro do ano de 2020, obrigou a suspensão das atividades presenciais em escolas e universidades do mundo inteiro. Um novo cenário educacional se configurou: o ensino e os estágios curriculares passaram a ser oferecidos remotamente. Ao lidar com essa nova realidade, a partir da atuação no Núcleo de Estágio (NEST), setor da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), o contato diário com estudantes de licenciatura suscitou-nos o interesse em investigar as práticas dos estágios curriculares supervisionados em cursos de Pedagogia à distância durante o período de ensino remoto emergencial. O campo de investigação delimitou-se aos cursos oferecidos à distância por duas instituições conveniadas à FME que mais encaminham estagiários, uma pública e outra privada. A análise de conteúdo de Bardin fundamentou as entrevistas semiestruturadas com estudantes de Pedagogia em fase de estágios supervisionados, tutores, coordenadores e professores que acolheram os estagiários nas escolas da Rede Pública Municipal de Niterói durante o biênio 2020-2021. O estudo possibilitou a identificação de práticas diversas de estágio supervisionado que coexistem em realidades tão próximas, trazendo-nos a percepção do quão possível, apesar das adversidades, é a realização de bons projetos de cursos de Educação a Distância utilizando as tecnologias digitais e as estratégias pedagógicas disponíveis a favor de uma educação transformadora.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Conde Sangenis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Priscilla Paixão Ferreira Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora do município de Niterói.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

SANGENIS, L. F. C.; PEREIRA, P. P. F. ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64662. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64662. Acesso em: 19 abr. 2024.