CURRÍCULO EXPERIMENTADO POR LICENCIANDOS

o uso educativo das TDIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64667

Palavras-chave:

Enculturação Digital, TPACK, Graduação em Matemática

Resumo

O uso intenso das tecnologias digitais no dia a dia, principalmente pelos jovens, colabora na cobrança para que, no ambiente escolar, os professores agreguem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) a metodologias de ensino para desenvolver o currículo. Assim, o objetivo da pesquisa foi identificar características do currículo experimentado pelos licenciandos, quanto às TDIC na Licenciatura em Matemática. Os participantes foram licenciandos finalistas de instituições públicas do Mato Grosso do Sul, os quais responderam questionários on-line no Google form. Para analisar os dados utilizamos Análise de Conteúdo Automatizada e Análise Estatística. Os dados evidenciaram que os currículos das Licenciaturas em Matemática inseriam/ integravam lentamente as TDIC aos processos de ensino e de aprendizagem, caminhando a passos lentos rumo a Enculturação Digital. A pandemia da COVID-19 acelerou essa caminhada transformando-a em uma maratona. A inserção/integração das TDIC provocou mudanças nos currículos dessas Licenciaturas, o que foi apontado pelos licenciandos finalistas. Concluindo, o currículo experimentado pelos licenciandos foi modificado, com o uso educativo das TDIC, para possibilitar a construção do TPACK, contendo características de um web currículo para formar enculturadores digitais, em diferentes contextos locais do Estado do MS.

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Biografia do Autor

Karla Jocelya Nonato, Universidade Anhanguera de São Paulo e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo e  Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da Universidade Anhanguera de São Paulo.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

NONATO, K. J.; COSTA, N. M. L. da. CURRÍCULO EXPERIMENTADO POR LICENCIANDOS: o uso educativo das TDIC. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–21, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64667. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64667. Acesso em: 25 abr. 2024.