OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA
como as narrativas pandêmicas se entrelaçaram às práticas curriculares de professores de Química da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64679Palavras-chave:
Cibercultura, Cotidianos, MultirreferencialidadeResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar parte da pesquisa intitulada “Práticas curriculares cotidianas e formação de professores de Química na cibercultura”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ), na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Cultura. Com o objetivo de compreender como os fenômenos da cibercultura entrelaçaram a pandemia da COVID-19 e o Ensino de Química. Nesse sentido, optamos pela metodologia multirreferencial bricolada com as pesquisas com os cotidianos, e na ciberpesquisa-formação. Essa escolha epistemológica se dá por entendermos que podemos fazer aproximações e distanciamentos que nos permitem vivenciar a pesquisa por múltiplos caminhos tecendo relações com a ‘práticateoriaprática’. Com isso, mapeamos os principais fenômenos da cibercultura e acionamos dispositivos para traçar conversas online com professores de Química da Educação Básica. Através das narrativas percebemos a autoria nas criações curriculares e como a cibercultura foi fundamental para vivenciar o contexto pandêmico e aproximar os ‘espaçostempos’ entre discentes e docentes.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Joelma Fabiane Ferreira; MARTINS, Vivian; SANTOS, Edmea Oliveira. Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação. Rev. Boletim GEPEM, n. 75, p. 140-153, jul/dez, 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207 . Acesso em: 15 out. 2022.
ALVES, Nilda. Questões epistemológicas do ‘uso’ cotidiano das tecnologias. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM. 4., 2004, Porto Alegre, RS. Anais eletrônicos do XXVII Congresso Brasileiro da Comunicação. Porto Alegre, RS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004, não paginado. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/141498383787419673618328094799504121700.pdf >. Acesso em 14 out. 2022.
ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Rev. Educ. Sec., Campinas, n.31, n.113, p. 1195-1212, out-dez, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/08.pdf >. Acesso em: 14 ago. 2022.
ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, I. B. de, PEIXOTO, L. F., SÜSSEKIND, M. L. (Org.) Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: Questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: 2019. 250p.
BARBOSA, J. G.; RIBEIRO, M. R. F. Abordagem multirreferencial e formação autoral. Revista Observatório. Palmas, v. 5, n.1, jan-mar, 2019. P.38-73. Disponível em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6462/14690> . Acesso em: 02 out. 2022.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p.20-28, jan/fev/mar/abr, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt > . Acesso em: 10 out. 2022.
CASTRO, Luis Henrique Monteiro de; SANTOS, Rosemary dos. Ambiências Formativas em Tempos de Pandemia os fenômenos da cibercultura e a atuação docente. In: COLACIQUE, R., AMARAL, M., SANTOS, R. dos. (Org). Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia. 1 ed. Rio de Janeiro: LIPEAD,UNIRIO, 2021, v. 1, p. 11-34.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA. Entenda por que produzir álcool gel em casa é perigoso. CFQ, Brasília, 28 fev. 2020. Notícias. Disponível em : <http://cfq.org.br/noticia/entenda-por-que-produziralcool-gel-em-casa-e-perigoso/> Acesso em 30 out. 2022.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; AMARO, Ivan; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; RUANI, Ruann Moutinho. Do face a face às dinâmicas comunicacionais em/na rede: A conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação. Revista Educ. foco, Juiz de Fora, v.25, n. 2, p.109-130, jan-abril, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/29955> Acesso em: 01 out. 2022.
FERRAÇO, C. E.; SOARES, M. da C. S.; ALVES, N. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação no Brasil. Revista Pedagogía y Saberes, Universidade Pedagógica Nacional, Facultad de Educación, Colombia, n.46, p.7-17, 2017. Disponível em : https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/5224/3996 . Acesso em: 07 out. 2022.
FREIRE, Sther. TikTok: 5 motivos para você aproveitar a rede social do momento. Social Media, 10 de janeiro de 2020. Disponível em: < https://www.iebschool.com/pt-br/blog/social-media/tik-tok-5-motivos-para-voce-aproveitar-a-rede-social-do-momento/#:~:text=O%20TikTok%20%C3%A9%20um%20aplicativo,podem%20interagir%2 > . Acesso em: 05 out. 2022.
GABRIEL, João. Fazer álcool em gel é ineficaz e perigoso, dizem especialistas; busca por fórmula dispara. Saúde, Coronavírus, Folha de São Paulo, 2020. Disponível em:< https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/fazer-alcool-em-gel-e-ineficaz-e-perigoso-dizem-especialistas-busca-por-formula-dispara.shtml > Acessado em: 30 de out. de 2022.
LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021. 150p.
LEMOS, André; OLIVEIRA, Frederico. Fake News no WhatsApp: um estudo de percepção dos efeitos em terceiros. Rev. C&S. São Bernardo do Campo, v. 42, n.1, p. 193-227, jan-abr. 2020. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/9512 > Acesso em 17 out. 2022.
MACEDO, Roberto Sidnei. Multirreferencialidade: O pensar de Jacques Ardoino em perspectiva e a problemática da formação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORDA, Sérgio. (org.). Jacques Ardoino & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
MACEDO, Sidnei Macedo; GUERRA, Denise; MACEDO, Társio Roberto. Redes e Formação: argumentos e experiências multirreferenciais. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n.1, p. 110-133, jan-mar, 2019. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/download/6465/14693/> Acesso em: 10 out. 2022.
MORAES, Cristiane Pantoja de. “Deepfake” como ferramenta de manipulação e disseminação de “fakenews” em formato de vídeo nas redes sociais. Encontro Ibérico, 9., 2019, Barcelona, Espanha. Anais eletrônicos do IX Encontro Ibérico EDICIC. Barcelona, Espanha: Faculdade de Biblioteconomia – Universidade de Barcelona, 2019, [n.p]. Disponível em: < https://osf.io/mf7t6/download >. Acesso em: 08 out. 2022.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Contribuições de Boaventura de Souza Santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos pensadospraticados. Rev. E-curriculum, São Paulo, v. 8, n.2. Ago., 2012. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/766/76623546004.pdf > Acesso em: 06 out. 2022.
SANTAELLA, Lúcia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? In: CYPRIANO, F. (org.). A pós verdade é verdadeira ou falsa [recurso eletrônico]. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Piauí, PI: Editora EDUFPI, 2019. 223 p.
SIQUEIRA, André. Pioneiro das “deepfakes‟ é ameaçado após satirizar Bolsonaro e cloroquina. Política, Veja, 2020. Disponível em:< https://veja.abril.com.br/politica/pioneiro-das-deepfakes-e-ameacado-apos-satirizar-bolsonaro-e-cloroquina/ > . Acesso em: 08 out. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários – Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13, p. 05-24, 2000. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 out. 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.