POLÍTICA DE CURRÍCULO PARTICIPATIVA E JUSTIÇA CURRICULAR

A experiência da Mobilização Sociopolítica do ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) da Chapada Diamantina (BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66115

Palavras-chave:

Política de Currículo, Participação democrática, Justiça Curricular

Resumo

O artigo, fruto de pesquisa empírica realizada no ADE da Chapada Diamantina (BA), analisou o processo de Mobilização Sociopolítica realizado em municípios integrantes da iniciativa no ano de 2020. Estabeleceu-se como hipótese que a experiência coletiva de construção de um contexto de produção de política curricular (Ball; Mainardes, 2011) participativa aproximou-se da proposta conceitual de justiça curricular em suas três dimensões - conhecimento, cuidado e convivência democrática (PONCE, 2018) - e dos elementos constitutivos do conceito de justiça social conforme FRASER (2012). Argumenta-se a favor de políticas de currículo construídas em diálogo coletivo a partir das vozes dos sujeitos que protagonizam processos de luta pela educação de qualidade social, confiando nas suas capacidades de analisarem a própria realidade e de contribuírem de modo efetivo na proposição de políticas públicas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Almeida Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Wesley Araújo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e diretor de escola pública da Rede Municipal de Várzea Paulista.

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora Titular da mesma instituição.

Referências

ABRUCIO, Fernando L. Cooperação intermunicipal: Experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil. Curitiba: 2017.

ARAÚJO, Wesley Batista. Possibilidades democráticas em educação: a experiência de gestão educacional em Várzea Paulista – SP (2005-2012). 2020. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. Políticas educacionais: Questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 15 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede de saberes mais educação: pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral: caderno para professores e diretores de escolas. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 9, de 30 de agosto de 2011. Análise de proposta de fortalecimento e implementação do regime de colaboração mediante arranjos de desenvolvimento da educação. Brasília, DF: Senado Federal, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8851-pceb009-11-pdf&category_slug=setembro-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 maio. 2019.

CARVALHO JUNIOR, A. F. P; FETZNER, A.R; TORRES SANTOMÉ, J. Por uma escola inclusiva e democrática: entrevista com Jurjo Torres Santomé. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 14-39, jan./mar. 2022.

COSTA, Thais Almeida. Política de currículo participativa em arranjo de desenvolvimento da educação (ADE): a experiência do ADE da Chapada Diamantina (BA) e a proposta da justiça curricular. Tese (Doutorado em Educação – Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2022.

CRUZ, Livia G de B. Educação e arquiteturas territoriais: possibilidades e limites para melhoria das condições de ensino e aprendizagem da educação pública brasileira. 2014. 248 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2014.

FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 63, p. 7-20, out. 2002.

FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 14/15, p. 1-382, 2006.

FRASER, Nancy. Escalas de justicia. Barcelona: Herder Editorial, 2012. Edição do Kindle (Spanish Edition).

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 13. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GOUVEIA, Beatriz. Formação dos coordenadores pedagógicos em Boa Vista do Tupim: uma experiência colaborativa, o fio por trás das missangas. 2012. 171 f. (Dissertação) Mestrado em Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2012.

GRIN, Eduardo J.; ABRUCIO, Fernando L. Inovação no associativismo territorial no Brasil: Os arranjos de desenvolvimento da educação. Redes - Santa Cruz do Sul: Universidade Federal de Santa Cruz do Sul, v.22, n.3, set. - dez, 2017.

LIBÂNEO, José C.; SILVA, Eliane. Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. Revista on-line de Política e Gestão Educacional. Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 816–840, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13783. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13783. Acesso em: 29 out. 2022.

LIMA, Ubirajara C.; NEVES, Tiago G. B. D. N. Regime de colaboração: duas experiências de organização cooperativa na área de educação. Educação (UFSM), v. 43, n. 3, p. 553, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/27365. Acesso em: 15 out. 2021.

LOPES, Alice C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação. maio/jun/jul/ago, n.26, p. 109-183, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/bjF9YRPZJWWyGJFF9xsZprC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 set. 2021.

LOPES, Alice C.; MACEDO. Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. Políticas educacionais: Questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma Contribuição para a Análise de Políticas Educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 29 out. 2022.

MAINARDES, Jefferson. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais. V. 12, n. 16 ago. 2018.

MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, Márcia dos S.; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teóricos metodológicos. In BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. Políticas educacionais: Questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria I. Entrevista com Stephen J. Ball: Um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009 Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.Acesso em: 29 out. 2022.

MOLL, Jaqueline et al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

OLIVEIRA, Cybele A.; MEIRELES, Cristina. Projeto Chapada: Uma experiência de ADE na Chapada Diamantina. In: ABRUCIO, Fernando L.; RAMOS, Mozart N. Regime de Colaboração e Associativismo Territorial: Arranjos de Desenvolvimento da Educação. São Paulo: Fundação Santillana, 2012.

OLIVEIRA, Ana de.; LOPES, Alice C. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, n. 38, 19-41, janeiro/abril 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1541. Acesso em: 07 dez. 2022.

PONCE, Branca Jurema. O currículo e seus desafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 785-800, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/ponce.html. Acesso em: 13 out. 2020.

PONCE, Branca Jurema; ARAÚJO, Wesley Batista. A justiça curricular em tempos de implementação da BNCC e desprezo pelo PNE (2014 – 2024). Revista e-Curriculum, v. 17, p. 1045-1074, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/44998/30034. Acesso em: 24 set. 2021.

PONCE, Branca J.; ARAÚJO, Wesley B. Pós-pandemia no Brasil: a necessária retomada e ampliação da democracia e a construção de um porvir curricular de qualidade social. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.19, n.4, p.1432-1459, out./dez. 2021. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/56413/38434. Acesso em: 19 set. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Na oficina do sociólogo artesão. São Paulo: Cortez, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SILVA, Roberto R. D. da. Revisitando a noção de justiça curricular: problematizações ao processo de seleção dos conhecimentos escolares. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 1-19, 2018.

SOUZA, Maria A. de. A Educação do Campo no Brasil. In: SOUZA, Elizeu C. de; CHAVES, Vera L. J. (orgs.). Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: diálogos sobre políticas de educação e diversidade. Vol. 1. Tubarão: Copiart. p. 133-158, 2016.

STRECK, Danilo R. Qual o Conhecimento que Importa? Desafios para o currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 8-24, set./dez. 2012, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/streck.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.

TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 1997.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

COSTA, T. A.; ARAÚJO, W.; PONCE, B. J. POLÍTICA DE CURRÍCULO PARTICIPATIVA E JUSTIÇA CURRICULAR: A experiência da Mobilização Sociopolítica do ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) da Chapada Diamantina (BA). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–22, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66115. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66115. Acesso em: 21 nov. 2024.