PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DO SISTEMA ACAFE

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Humanidades, Engenharia Civil

Resumo

Este ensaio analisa as ementas dos componentes humanísticos nos cursos de Engenharia Civil das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. O problema investigativo se formula no seguinte questionamento: qual o sentido pedagógico das ementas dos Componentes Humanísticos nos Cursos de Engenharia Civil do Sistema ACAFE a partir da proposta educacional da PHC? Trata-se de uma pesquisa de método histórico-crítico, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, com coleta de dados bibliográfica e documental. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, considerando três categorias: historicização, concreticidade e neotecnicismo. A amostra é composta por cinco cursos de Engenharia Civil ofertados por instituições do sistema ACAFE. O estudo se divide em três momentos: primeiramente, delimitam-se os pontos principais da PHC. No segundo momento, descreve-se a metodologia, o universo e a amostra da pesquisa. No terceiro momento são feitas as análises dos componentes a partir da PHC. Os resultados apontam que, mediante a carga horária e os ementários estudados, não se pode afirmar que exista uma preocupação de um ensino crítico. Assim, as ementas dos componentes não apresentam uma filiação pedagógica alinhada à perspectiva da PHC. Ao contrário, as ementas reproduzem o neotecnicismo mascarado por um discurso de inovação pedagógica. Portanto, o sentido pedagógico dos componentes humanísticos dos cursos de Engenharia Civil é tomado pelas ingerências do mercado, na reprodução massiva de um ensino sem criticidade e voltado à formação de mão de obra qualificada para o mercado global.

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Biografia do Autor

Rogerio Augusto Bilibio, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.

Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publicado

04-10-2024

Como Citar

BILIBIO, R. A.; TREVISOL, M. G.; SCHOENARDIE, D. A. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DO SISTEMA ACAFE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e66462, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66462. Acesso em: 6 nov. 2024.

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