DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO

movimento de um planejamento Ético-Crítico inspirado na Investigação Temática Freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67283

Palavras-chave:

Educação ético-crítica, Investigação Temática Freireana, Ensino de Ciências, Falas significativas

Resumo

Na perspectiva ético-crítica (DUSSEL, 2012), acredita-se que, ao reconhecerem-se como “vítimas” do sistema vigente, as pessoas podem estabelecer formas de se libertar das injustiças que enfrentam. Essa ideia inspira-se na prática de Freire (2019), defensor de uma educação humanizadora, para a qual criou um processo teórico-metodológico denominado Investigação Temática. Este trabalho se propõe engajado com o processo de humanização da comunidade de Vidal Ramos, um município agrícola do interior de Santa Catarina, a fim de transformar as situações de injustiça ali presentes (ainda que muitas não sejam facilmente reconhecidas pela comunidade), a partir de um planejamento didático inspirado na educação ético-crítica e na Investigação Temática. O planejamento foi realizado em encontros no formato de uma oficina, com o grupo Prosa no qual integra uma pessoa com vínculo na comunidade, o qual realizou análise de falas significativas, identificou as contradições, o tema gerador e o contratema, bem como movimento de estudo crítico da situação com a identificação de conhecimentos demandados. Por fim, também se realizou um movimento de planejamento dialógico-problematizador em diferentes áreas curriculares, abordando as contradições discutidas. A partir do desenvolvimento de tais atividades foi possível perceber a factibilidade da perspectiva etico-crítica em um movimento de práxis curricular que parte da escuta da comunidade, da problematização dos limites desumanizadoras identificados nessa escuta e do movimento de identificação dos conhecimentos demandados pela análise crítica dessas situações. Em contrapartida, ficou evidente a exigência de um coletivo diverso e do envolvimento de membros da comunidade local no processo de Investigação Temática Freireana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduarda Boing Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Mestra em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Estado de Santa Catarina.

Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ALENTEJANO, Paulo. A centralidade da questão fundiária no cenário agrário brasileiro do século XXI. IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. Belém, 2014. 49 slides, color. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/b39f9a_d1aa5c776b9945c6b022fc80b74743ef.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.

ALVES, Anaí H. B.; SILVA, Antônio F. G. Manifestações de Obstáculos Gnosiológicos para a Seleção de Conteúdos na Implementação de um Currículo Crítico em Ciências Naturais. Alexandria, vol. 8, n. 1, p. 181-207, maio 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p181/29305. Acesso em: 16 maio 2022.

ANGOTTI, José A. Solução alternativa para a formação de professores de ciências. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) – USP. São Paulo.

BRANDÃO, Carlos. R.; BORGES, Maristela C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, vol. 6, p. 51-62, 2007.

BRICK, Elizandro M. Realidade e ensino de Ciências. Florianópolis. 2017. 399 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.

DELIZOICOV, Demétrio. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação). IFUSP/FEUSP – USP. São Paulo.

DELIZOICOV, Demétrio. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 219f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

DEMARTINI, Gabriel R.; SILVA, Antonio F. G. da. Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências e Biologia: Reflexões a partir da Práxis Autêntica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1-30, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33743/28250. Acesso em: 04 out. 2021.

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. 4. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FLECK, Ludwik. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico. 1. ed. Belo Horizonte: FABREFACTUM, 2010.

FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos R. (Org). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense: 1999.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

HALMENSCHLAGER, Karine R. Abordagem de temas em Ciências da Natureza no ensino médio: implicações na prática e na formação docente. Florianópolis, 2014, 373f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário: Agricultura familiar Primeiros Resultados. 2006. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/50/agro_2006_agricultura_familiar.pdf. Acesso em: 11 mar. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Vidal Ramos. IBGE, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/vidal-ramos/panorama. Acesso em: 11 jun. 2021.

KUNESKI, Ana. C.; GAIA, Marília. C. de M. Agricultura familiar em Vidal Ramos (Santa Catarina): condições e perspectivas. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, Málaga, Espanha, 2020. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/caribe/2020/09/agricultura-familiar.pdf. Acesso em: 9 jun. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORENO, Glaucia de S. Formação Permanente de Educadores do Campo numa Perspectiva Ético-Crítica. Florianópolis. 2022. 204 p. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

PERNAMBUCO, Marta M. C. Projeto ensino de ciências a partir de problemas da comunidade: uma experiência no Rio Grande do Norte. Natal: UFRN, Brasília: CAPES/MEC/SPEC, 1983.

PERNAMBUCO, Marta M. C. A. Educação e escola como movimento - do ensino de ciências a transformação da escola pública. 1994. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

PINHEIRO, Eduarda B. Práticas educativas ético-críticas: desafios à mobilização de conhecimentos na transformação da realidade injusta. 2023. 242 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

PINHEIRO, Eduarda B; et al. Relatório de Projeto de Extensão: Oficina de Estudo Ético-Crítico da Realidade de Vidal Ramos – SC. Prosa, UFSC, 2022.

SILVA, Antonio F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. 485 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

SILVA, Antonio F. G. A busca do tema gerador na práxis da educação popular. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007.

SOLINO, Ana P.; et al. O Tema Gerador na Formação de Pedagogas do Alto Sertão Alagoano: da Escuta Sensível ao Planejamento de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, jan./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33324. Acesso em: 08 jul. 2023.

STOEBERL, Fernanda; BRICK, Elizandro M. Projeto Comunitário com Jovens Camponeses: a construção de uma proposta de ensino a partir da realidade. Revista Espaço do Currículo. João Pessoa, vol. 14, n. 2, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/58095/33642. Acesso em: 18 nov. 2021.

VALLA, Victor V. Procurando compreender a fala das classes populares. In: VALLA, V. V. Saúde e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

VIDAL RAMOS (Município). Votorantim Cimentos presenteia a cidade de Vidal Ramos com a construção de um anfiteatro. Vidal Ramos, 2009, atualizado em 2014. Disponível em: https://prefeituravidalramos.com.br/noticias/index/ver/codMapaItem/20222/codNoticia/19781. Acesso em: 9 jun. 2021.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

PINHEIRO, E. B. .; BRICK, E. M. DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO: movimento de um planejamento Ético-Crítico inspirado na Investigação Temática Freireana. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–24, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67283. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67283. Acesso em: 18 nov. 2024.