AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROCAMPO

análise de desenhos curriculares para formação do educador do campo

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ciências da Natureza e Agroecologia, Currículo

Resumo

O objetivo do presente artigo foi o de analisar diferentes licenciaturas em educação do campo (LEDOCs) no que toca às formas de seus desenhos curriculares. O que motivou a presente análise foi o movimento da política educacional do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) que inseriu dentro das Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil inovações curriculares como a Alternância Pedagógica e a formação por área de conhecimento. Desta forma, foram analisados os Projetos Pedagógicos de Cursos de dezesseis instituições em relação ao: a) debate em torno da área de conhecimento; b) o debate da agroecologia e (c) a opção de cada curso e o arranjo curricular para trabalhar com a interdisciplinaridade e propiciar uma formação multidisciplinar por área de conhecimento. A análise pautou-se pelos textos curriculares e as matrizes desenvolvidas. Da análise dos dados o que se percebeu é que uma minoria de cursos traz debates mais aprofundados sobre Ciências da Natureza e Agroecologia em seus projetos. Também percebeu-se uma diversidade de formatos curriculares que se organizaram em três currículos distintos. De maneira geral o que se pode compreender é que o PROCAMPO impulsionou inovações curriculares nas Universidades brasileiras e contribuiu para o estabelecimento de uma diversidade curricular nas licenciaturas.

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Biografia do Autor

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

10-08-2024

Como Citar

MELZER, E. E. M. AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROCAMPO: análise de desenhos curriculares para formação do educador do campo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e67285 , 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67285. Acesso em: 12 nov. 2024.

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