PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL

contribuições para ressignificar práticas formativas e a organização político pedagógicas da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67331

Palavras-chave:

Participação, Grêmio Estudantil, Gestão Democrática

Resumo

O artigo apresenta inventário sobre o processo de formação política e cultural desenvolvido numa escola municipal pública e que desde a sua criação (1987) mantém as referências educativas baseadas nas utopias dos movimentos sociais e populares dos anos de 1980 e, assim, materializam o princípio constitucional da gestão democrática. Para isso, o foco é o processo de organização da participação estudantil, desde a pré-escola aos anos iniciais do ensino fundamental. Ao analisar este objeto lidamos com alguns documentos, como a legislação referente a formação dos grêmios escolares e levantamento bibliográfico.  Nossas conclusões apontam que  o trabalho desenvolvido com os estudantes desta escola tenta formar e emancipar os sujeitos; há um investimento constante na formação político-pedagógica, dando desdobramentos às práticas curriculares que subsidiem o desenvolvimento intelectual e que contribuam para a formação de sujeitos que defendam com consistência seus pontos de vista e que se tornem pessoas comprometidas com a coletividade e com as transformações sociais.

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Biografia do Autor

Idilea Thomaz de Aquino Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Prefeitura Municipal de Educação de Duque de Caxias.

Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leandro Sartori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

31-08-2023

Como Citar

PEREIRA, I. T. de A. .; BARÃO, G. de O. D. .; SARTORI, L. PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL: contribuições para ressignificar práticas formativas e a organização político pedagógicas da escola. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–10, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67331. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67331. Acesso em: 18 dez. 2024.