PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO NAS/DAS/COM AS REDES DOS COTIDIANOS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.68451

Palavras-chave:

Professores de Língua Portuguesa em formação, Pibid, Cotidianos escolares

Resumo

Este estudo valoriza nos processos formativos de professores, as astúcias, as singularidades e as subjetividades das práticaspolíticas nas/das/com as redes cotidianas escolares. Teve-se como objetivo principal problematizar as tramas de professores de Língua Portuguesa em formação, bolsistas egressos(as) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal do Amazonas (PIBID/UFAM), tecidas nas redes de saberesfazeres dos/nos/com os cotidianos de escolas públicas estaduais de Manaus-Am. A inspiração teórico-metodológico-política foi dos estudos dos/nos/com os cotidianos escolares no Brasil, sob a luz da teoria do cotidiano de Michel de Certeau. As imagens-narrativas relatam as práticaspolíticas dos currículos-formação das professoras produzidas nas tessituras coletivas de afetos, trocas, negociações e conflitos, que são potencialmente significativos à formação docente contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anaylle Queiroz Pinto, Rede Estadual de Ensino do Amazonas, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas e professora da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas.

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ALVES, Nilda. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de janeiro: DP&A, 1998.

ALVES, Nilda. A narrativa como método na história do cotidiano escolar. In: Congresso Brasileiro de História da Educação. 2000. p. 1-10.

ALVES, Nilda. O ‘espaço-tempo’ escolar como artefato cultural nas histórias dos fatos e das idéias. Acervo, Rio de Janeiro, v.18, n.1-2, p. 15-34, jan./dez. 2005.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de e; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008. p. 15-38.

ALVES, Nilda. Redes educativas ‘dentrofora’ das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, Lucíola; DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva. (orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Currículo, Ensino de Educação Física, Ensino de Geografia, Ensino de História, Escola, Família e Comunidade. 66. ed. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2010. p. 49-66.

ALVES. Nilda (org). Formação de professores: pensar fazer. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES, Nilda. Currículos e pesquisas com os cotidianos. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produções de subjetividades. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Vitória, ES: NUPEC/UFES, 2012.

ALVES, Nilda. Entrevista: narrativa de uma praticantepensantemilitante da educação. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (org.). Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 37-59.

ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos - após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, I. B.; PEIXOTO, L. F.; SÜSSEKIND, M. L. (Org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.

BALTOR, Cristiane da Silva. Os impactos do PIBID na formação inicial de professores de Língua Portuguesa. 2020. 124f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2020.

CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera. Redes de Conversações na pesquisa com o cotidiano como modo de expansão do coletivo escolar. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas, v.28, n.98, p. 73-95, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000100005

FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães. Currículos realizados e/ou vividos nos cotidianos de escolas públicas: sobre como concebemos a teoria e a prática em nossas pesquisas. Como nossas pesquisas concebem a prática e com ela dialogam, p. 4-13, 2008. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/gtcurriculoanped/31RA/trabalhos/CarlosEduardoFerraco.pdf . Acesso em: 14 dez. 2021.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. As pesquisas com os cotidianos das escolas: pistas para se pensar a potência das imagensnarrativas na invenção dos currículos e da formação. Revista Espaço do Currículo, v. 8, n. 3, 2016. DOI: https://doi.org/10.15687/rec.2015.v8n3.306316

FERRAÇO, Carlos Eduardo et al., Pesquisas Com os cotidianos das escolas: ou sobre a potência dos currículos formação. In: OLIVEIRA, I. B.; PEIXOTO, L. F.; SÜSSEKIND, M. L. (Org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 66 - 82.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva; ALVES, Nilda. Michel Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575115176

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 98 p. Disponível em: https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2013/10/silvio-gallo-deleuze-e-a-educacao.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.

GARCIA, Alexandra; Oliveira, Inês Barbosa. Fazendopensando práticasteorias educativas nos/dos/com os cotidianos. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (orgs.). Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 13-35.

GATTI, Bernardete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000400005

GONÇALVES, Rafael Marques. Conversas sobre práticas e currículos entre professoras: artesania e maneiras de fazer o cotidiano escolar. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 23-45, 2018. Disponível em: http://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7876 . Acesso em: 10 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7876

GONÇALVES, Rafael Marques. Práticas de autonomia e políticas curriculares: uma equação de raízes e escolhas. Educação & Realidade, v. 44, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/6GWgXKtHkHj53vSvpKW5nTK/abstract/?lang=en. Acesso em: 19 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684870

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, n. 8, p. 7 - 22, 2009.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Narrativas Cruzadas. História Literatura e Mito: Sepé Tiarajú das Missões. In. Sepé Tiarajú: Muito Além da Lenda. Porto Alegre: Comunicação e Impressa, 2006.

SANTOS, Wagner dos. Constituição do campo do currículo e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Momento-Diálogos em Educação, v. 25, n. 1, p. 107 - 126, 2016.

SPINOZA, Baruch de. Ética. Tradução de Tomás Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

RODRIGUES, Moacir Carlos Nunes. A importância da afetividade na aprendizagem escolar na relação aluno-professor. Infinitum: Revista Multidisciplinar. v. 2, n. 2, p. 109-123, 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/12060. Acesso em: 26 fev. 2023.

TARDIF, M Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et Alli; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2016.

Downloads

Publicado

18-07-2024

Como Citar

PINTO, A. Q. .; BARROS, J. L. da C.; OLIVEIRA, V. J. M. de. PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO NAS/DAS/COM AS REDES DOS COTIDIANOS ESCOLARES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e68451 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.68451. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68451. Acesso em: 21 nov. 2024.