TENSÕES E PROPOSIÇÕES EM AVALIAÇÃO, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CURRÍCULO-ENTREVISTA COM ISABEL ORTIGÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641

Palavras-chave:

avaliação, avaliação em larga escala, ensino-aprendizagem, currículo

Resumo

O Campo da pesquisa em Avaliação tem se notabilizado ultimamente, muito em função das políticas de avaliação externa que as escolas brasileiras experimentam desde a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB nos anos de 1990, e suas implicações na prática curricular das escolas. Uma das pesquisadoras brasileiras que se destaca nesse campo é a professora Maria Isabel Ramalho Ortigão. Nesta entrevista ela discute sobre o papel das políticas de avaliação no contexto educacional problematizando a prática avaliativa hegemônica no país e suas articulações com o currículo escolar. A pesquisadora salienta a necessidade de pensar avaliação articulada ao demais elementos do processo didático e nos provoca a refletir sobre práticas avaliativas insurgentes.  Reflete também sobre sua trajetória profissional e a transformação de professora em pesquisadora, bem como as perspectivas para o campo de pesquisa em Avaliação

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Biografia do Autor

Antonia Alves Pereira Silva, Universidade Estadual do Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Estadual do Piauí.

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal Fluminense.

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

SILVA, A. A. P.; AGUILAR JÚNIOR, C. A. .; ORTIGÃO, . M. I. R. TENSÕES E PROPOSIÇÕES EM AVALIAÇÃO, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CURRÍCULO-ENTREVISTA COM ISABEL ORTIGÃO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69641, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69641. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/69641. Acesso em: 18 jul. 2024.