CURRÍCULO EM AÇÃO
reflexões sobre o contexto escolar, implementação de projetos e atitudes docentes
Palavras-chave:
Currículo, Educação, Criatividade, Práticas docentesResumo
O texto refere-se a uma resenha da obra “Currículo em ação-quando cabe aos professores fazer dar certo”, com autoria da professora Neide Aparecida Machado Scarpini, que oferece importantes contribuições sobre a aplicabilidade do currículo a partir de uma análise histórica, mediante a apresentação de um estudo de campo em uma escola de uma região periférica em São Paulo. O texto revela desafios enfrentados por professores, professoras e pela escola para a construção do currículo, implementação de projetos de orientação externa e o esforço coletivo para a execução e conclusão dos projetos escolares. A obra contribui ao instigar a reflexão acerca dos diferentes contextos educacionais no Brasil. Divide-se em seis capítulos – “O caminho das pedras: em busca das respostas às nossas dúvidas”, “A escola do parque e seus atores”, “Os projetos e os professores”, “A interferência da Secretaria da Educação”, “Os professores: entre os projetos indicados e os projetos executados”, e “Quando cabe aos professores fazer dar certo”, o livro revela a complexidade do dia a dia escolar e a importância de haver espaços para as micropolíticas na educação.
Downloads
Referências
AMARO, Cibele de Morais. et al. Papel da educação na nação preventiva ao abuso de drogas e às DST/AIDS. São Paulo: Diretoria de Projetos, 1996.
SCARPINI. Neide Aparecida Machado. Currículo em ação – quando cabe aos professores fazer dar certo. Batatais-SP: Editora Engenho e Arte, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.