CURRÍCULO EM AÇÃO

reflexões sobre o contexto escolar, implementação de projetos e atitudes docentes

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Criatividade, Práticas docentes

Resumo

O texto refere-se a uma resenha da obra “Currículo em ação-quando cabe aos professores fazer dar certo”, com autoria da professora Neide Aparecida Machado Scarpini, que oferece importantes contribuições sobre a aplicabilidade do currículo a partir de uma análise histórica, mediante a apresentação de um estudo de campo em uma escola de uma região periférica em São Paulo. O texto revela desafios enfrentados por professores, professoras e pela escola para a construção do currículo, implementação de projetos de orientação externa e o esforço coletivo para a execução e conclusão dos projetos escolares. A obra contribui ao instigar a reflexão acerca dos diferentes contextos educacionais no Brasil. Divide-se em seis capítulos – “O caminho das pedras: em busca das respostas às nossas dúvidas”, “A escola do parque e seus atores”, “Os projetos e os professores”, “A interferência da Secretaria da Educação”, “Os professores: entre os projetos indicados e os projetos executados”, e “Quando cabe aos professores fazer dar certo”, o livro revela a complexidade do dia a dia escolar e a importância de haver espaços para as micropolíticas na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juh Círico, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade na Universidade de São Paulo. 

Akira Aikyo Galvão, Universidade de São Paulo, Brasil.

Mestranda em Administração pela Universidade de São Paulo. Especialista em Antropologia. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade da Universidade de São Paulo. 

Referências

AMARO, Cibele de Morais. et al. Papel da educação na nação preventiva ao abuso de drogas e às DST/AIDS. São Paulo: Diretoria de Projetos, 1996.

SCARPINI. Neide Aparecida Machado. Currículo em ação – quando cabe aos professores fazer dar certo. Batatais-SP: Editora Engenho e Arte, 2021.

Downloads

Publicado

04-10-2024

Como Citar

CÍRICO, J.; GALVÃO, A. A. CURRÍCULO EM AÇÃO: reflexões sobre o contexto escolar, implementação de projetos e atitudes docentes . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e70188, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70188. Acesso em: 18 dez. 2024.