UMA DRAG QUEEN NA SALA DE AULA

desterritorialização de gênero em tempos de pânico moral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70333

Palavras-chave:

drag queen, escola, pânico moral, era digital

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar uma notícia on-line e os comentários realizados por leitores referentes a um professor que ministrou aula montado de drag queen no que se refere ao currículo e à pedagogia cultural das masculinidades. Metodologicamente, os dados foram levantados a partir de etnografia digital feita em um site jornalístico em que ela foi publicada. A perspectiva teórica adotada é a pós-crítica em Educação. Compreendeu-se o quanto as críticas positivas e negativas à atuação profissional dele indicaram currículo-pedagogicamente a masculinidade que tem sido produzida em contextos de pânico moral e antiagendas dos Direitos Humanos. Ao mesmo tempo, a desterritorialização do gênero pela performance protética de uma drag em uma instituição escolar permitiu ampliar processos de reconhecimento para além de uma expectativa hegemônica em termos da diferença sexual.

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Biografia do Autor

Tassio Acosta, Instituto Federal de São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor do Instituto Federal de São Paulo.

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

26-08-2024

Como Citar

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