TEMPORALIDADES ACELERADAS NO NEOLIBERALISMO

um olhar para a escola contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70375

Palavras-chave:

Tempo, Aceleração, Neoliberalismo, Escola

Resumo

Este ensaio teórico tem por objetivo discutir como as temporalidades de diferentes acelerações podem contribuir para pensar o espaço e os currículos da escola contemporânea. Para isso, dividiu-se o trabalho em três partes. Na primeira, apresentou-se o conceito de aceleração e seus efeitos na dimensão subjetiva mediante argumentos advindos do campo da Psicologia. Na segunda, investigou-se a aceleração e como ela tem figurado nas temporalidades características da contemporaneidade. Na terceira, traçou-se uma distinção analítica entre a escola moderna e a escola contemporânea a fim de se verificar os efeitos das temporalidades nos currículos escolares. Dessas análises, concluiu-se que a experiência temporal da aceleração é produzida pelo neoliberalismo e tem efeitos nos processos de subjetivação por meio do governo temporal. Verificou-se a existência de múltiplas temporalidades, aceleradas e desaceleradas, que são impulsionadas pela concorrência típica do neoliberalismo e coexistem no mundo social e em nossa subjetividade. Em relação à escola contemporânea, percebeu-se que os seus currículos têm sido constituídos por temporalidades aceleradas que possuem formas sincronizadas e dessincronizadas. Por fim, demonstrou-se a tese de que tanto a norma de conduta quanto o modelo de subjetivação neoliberal pode ser compreendido desde uma perspectiva temporal que produz efeitos na escola contemporânea.

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Biografia do Autor

Ana María Bermúdez Alfaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Antropologia pela Universidade Nacional da Colômbia e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Fernando Fogaça, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor da mesma instituição.

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Publicado

26-08-2024

Como Citar

ALFARO, A. M. B.; FOGAÇA, F. TEMPORALIDADES ACELERADAS NO NEOLIBERALISMO: um olhar para a escola contemporânea. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70375 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70375. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70375. Acesso em: 3 dez. 2024.