IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA PARAÍBA

uma análise do ProBNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71609

Palavras-chave:

ProBNCC, Currículo, Proposta Curricular da Paraíba

Resumo

O caráter prescritivo da Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio (BNCC-EM) e as determinações do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) resultaram na construção da Proposta Curricular para o Ensino Médio da Paraíba (PCEM/PB), documento que materializou, em nível estadual, as transformações estabelecidas para os currículos do ensino médio no Brasil pela Lei nº 13.415 de 2017 e pela BNCC-EM de 2018. Impulsionados pelo questionamento sobre os limites do autodeclarado caráter participativo e democrático do seu processo de construção, o artigo ora apresentado tem por objetivo analisar a atuação do ProBNCC, bem como as estratégias utilizadas na Proposta Curricular da Paraíba, e como estas se alinham à BNCC-EM.  A pesquisa documental utilizou as seguintes fontes: Portarias MEC nº 331/2018, nº 268/ 2018, nº 757/ 2019, e o Documento Orientador do ProBNCC 2019. A análise está alicerçada nos estudos de Sacristán (2000), Goodson (2007), Soares (2023) e Oliveira (2017). Os resultados levantados apontam que as ações e iniciativas articuladas pelo ProBNCC impuseram condicionamentos ao trabalho da comissão estadual, assim, estabelecendo orientação e/ou prescrição, procedimentos e estratégias de atuação. Nesta perspectiva, conclui-se que o regime de colaboração, instituído pelo ProBNCC, fortaleceu as posições do MEC em detrimento à autonomia dos estados, acentuando assimetria entre os entes federados na produção/formulação de políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Paulo Cesar Gomes da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba e Técnico na Universidade Federal de Campina Grande

Simone Vieira Batista, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora na Universidade Federal de Campina Grande

Cibelle Jovem Leal, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Mestra em História pela Universidade Federal de Campina Grande e Professora na Rede Municipal de Ensino de Pocinhos, PB

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Publicado

14-12-2024

Como Citar

SILVA, P. C. G. da; BATISTA, S. V.; LEAL, C. J. IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA PARAÍBA: uma análise do ProBNCC. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71609, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71609. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71609. Acesso em: 16 dez. 2024.