A cultura escolar e a pesquisa em história do currículo

Autores

  • Idelsuite de Sousa Lima

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9090

Resumo

o conceito de cultura escolar vem sendo bastante utilizado pela pesquisa histórica, tendo possibilitado o alargamento das investigações referentes à história da educação. No campo do currículo a cultura escolar como objeto de investigação científica evidencia configurações da internalidade da escola no desenvolvimento do processo de escolarização. Este trabalho apresenta um estudo sobre culturas escolares reveladas na literatura e em uma pesquisa sobre práticas culturais incorporadas e manifestadas na instituição escolar. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta uma discussão acerca de definições da cultura escolar e da difusão de idéias de autores mais utilizadas pelo campo. Na segunda parte, sublinha indícios que conferem às fontes documentais o estatuto de reveladoras das culturas escolares e destaca aspectos identificados nos registros ordinários da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-09-2010

Como Citar

LIMA, I. . de S. . A cultura escolar e a pesquisa em história do currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9090. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9090. Acesso em: 19 abr. 2024.