Currículo e educação do campo na amazônia: referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo

Autores

  • Salomão Antônio Mufarrej Hage
  • Oscar Ferreira Barros

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9097

Resumo

Este artigo apresenta e debate os resultados das pesquisas que o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia GEPERUAZ vêm realizando sobre a realidade das escolas multisseriadas no Estado do Pará. Coloca em debate o papel do currículo da escola do campo organizado sob a perspectiva da multisseriação, analisando a materialização do modelo de ensino seriado na configuração da identidade do trabalho docente realizado nessas escolas. O texto trabalha com dados coletados nas entrevistas feitas com educadores, pais, técnicos e estudantes das comunidades rurais, como também, analisa dados e informações IBGE e Censo Educacional. Com a reflexão realizada neste artigo, pretende motivar uma discussão conseqüente com o poder público e a sociedade civil que resulte num compromisso efetivo por parte desses órgãos e instituições para incluir em sua agenda política o enfrentamento do modelo seriado de ensino em sua forma de abandono no campo, o que caracteriza a precarização das formas de trabalho docente no ensino fundamental, ofertado nas escolas multisseriadas.

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Publicado

01-03-2009

Como Citar

HAGE , S. A. . M. .; BARROS , O. . F. . Currículo e educação do campo na amazônia: referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9097. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9097. Acesso em: 18 abr. 2024.