O currículo e o seu planejamento: concepções e práticas

Autores

  • Érika Virgílio Rodrigues da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9667

Resumo

O presente ensaio objetiva tecer uma discussão sobre como diferentes concepções de currículo configuram as práticas de planejamento curricular na escola. Trata-se de uma reflexão possibilitada pelo trajeto teórico percorrido em meu Mestrado, concluído em 2005 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. A discussão é tecida diante da questão: como as concepções de currículo construídas historicamente podem configurar as práticas de planejamento curricular na escola? Assim, comento brevemente a concepção da teoria crítica curricular a partir de um diálogo, especialmente, com Sacristán (1998), McLaren (1997) e Lopes e Macedo (2002). Em seguida, trato de justificar meu posicionamento crítico para, pouco depois, passar à discussão do planejamento curricular e de suas características a partir de duas diferentes perspectivas: currículo como produto e como processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2009-03-01

Como Citar

DA CUNHA, Érika V. . R. . O currículo e o seu planejamento: concepções e práticas . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i2.9667. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9667. Acesso em: 7 dez. 2021.