Vol.5 N.1 (2012) A PLURALIDADE DE OLHARES DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL

					Visualizar Vol.5 N.1 (2012) A PLURALIDADE DE OLHARES DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL
Publicado: 04-11-2012
  • Editorial

    Ana Luisa Nogueira de Amorim, Maria Zuleide da Costa Pereira
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14038

Dossiê: Dez Anos do GEPPC − A Diversidade das Pesquisas e Seus Trânsitos Epistêmicos

  • APRESENTAÇÃO

    Angélica Araújo de Melo Maia
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14039
  • CRUZAMENTOS DISCURSIVOS NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO CURRICULAR: UMA ABORDAGEM DE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

    Ângela Cristina Alves Albino
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14040
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A): UMA ABORDAGEM DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

    Angela Ninfa Mendes de Andrade Cabral
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14041
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PROCESSO POLÍTICO DE SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO

    Veridiana Xavier Dantas
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14043
  • PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA: OS PONTOS NODAIS FIXADORES DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE CURRÍCULO E CULTURA

    Gabriela Maria dos Santos, Maria Zuleide da Costa Pereira
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14044
  • AVALIANDO DESENHOS CURRICULARES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO FREIREANA

    Daíze Francielle Nunes da Silva, Isabelle Thaís Gomes Cosme de Medeiros, Rita de Cassia Cavalcanti Porto
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14045
  • CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA HISTÓRIA ENSINADA NO ESTADO DA PARAÍBA

    Manoel Pereira de Macedo Neto
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14046
  • A HISTÓRIA DE UMA DEFICIENTE VISUAL E SUAS INFLUÊNCIAS EM UM CURRÍCULO (AUTO)FORMADOR

    Márcia Moreira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14047
  • O CAMPO DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA DÉCADA DE 90

    Miriam Espindula, Janete de Carvalho Pessoa Leite, Maria Zuleide da Costa Pereira
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14048
  • MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO: UM OLHAR DOS/AS EDUCADORES/AS DO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO

    Raisa Albuquerque Andrade, Rita de Cassia Cavalcanti Porto
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14049
  • LITERATURA INFANTIL E CURRÍCULO – REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

    Rute Pereira Alves de Araújo, Maria Zuleide da Costa Pereira
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14050
  • O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ENUNCIAÇÕES DISCURSIVAS

    Samara Wanderley Xavier Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14051
  • O PROCESSO POLÍTICO DE SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO E DA CULTURA NA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB

    Daiane dos Santos Firino, Sawana Araújo Lopes
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14052
  • POLÍTICAS CURRICULARES E PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS: UM OLHAR A PARTIR DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO PARAIBANO

    Rita de Cassia Cavalcanti Porto, Ana Luisa Nogueira de Amorim, Iara Nogueira de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14053

Sessão Especial

  • ETNOPESQUISA IMPLICADA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO

    Roberto Sidnei Macedo
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14054

Artigos

  • PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A APOSTA NA MULTI-IDADE

    Adriana Santos da Mata
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14055
  • FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: POSSÍVEIS ENCONTROS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Adelaide Alves Dias, Maria Gorete Cavalcante Pequeno
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14056
  • UMA OBSERVAÇÃO COMPREENSIVO-CRÍTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)

    Nelson Figueiredo de Andrade Filho
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14057
  • A INFANTILIZAÇÃO DO LÚDICO E DO BRINQUEDO: REVENDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Eliseu Riscarolli
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14058
  • ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA SURDA: CONCEPÇÕES E IDENTIDADES

    Arlete Marinho Gonçalves, Antônio Luís Parlandin dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14059
  • O PROFESSOR ALFABETIZADOR NA POLÍTICA DE CURRÍCULO PRESCRITIVO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

    Jorcelina Elisabeth Fernandes, Elaine Cristina Todt
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14060
  • O LUGAR DA DIFERENÇA: ANALISANDO POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

    Bonnie Axer
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.11754
  • ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE CONHECIMENTO

    Ana Paula Batalha Ramos
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14061
  • CURRÍCULO, FORMAÇÃO CONTINUADA E HIBRIDIZAÇÕES CULTURAIS

    Marco Antonio Oliva Gomes, Carlos Eduardo Ferraço
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14062
  • EFEITO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

    Martha dos Reis
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14063
  • DESATANDO OS NÓS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

    Adriana Francisca de Medeiros, Eulina Maria Leite Nogueira, Francisca Chagas da Silva Barroso
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14064
  • CURRÍCULO, CULTURA E GÊNERO EM UMA ESCOLA ALAGOANA

    Julia Mayra Duarte Alves, Juliana Carla da Paz Alves, Laura Cristina Vieira Pizzi
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14065
  • A EMERGÊNCIA DO CURRÍCULO, NA VOZ DOS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM, NUMA DIMENSÃO CRÍTICO-LIBERTADORA: ESTUDO DE CASO SOBRE A RÁDIO JACARÉ FM

    Edilene de Oliveira Francisco Souza
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14066
  • QUAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES? PARA QUAL SOCIEDADE? O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E SUAS POTENCIALIDADES NO DEBATE SOBRE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO

    Andréa Rosana Fetzner, Maria Elena Viana Souza
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14067
  • EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

    Conceição G. Nóbrega L. de Salles, Adma Soares Bezerra
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14068
  • PRÁTICAS CURRICULARES COTIDIANAS: OS FIOS E TRAMAS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

    Roseane Maria de Amorim, José Batista Neto
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14069

Resenhas

  • QUESTÕES E DILEMAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Idelsuite de Sousa Lima
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v5i1.14070