v. 15 n. 2 (2022): CURRÍCULO E TEORIA DO DISCURSO: temas, estratégias e perspectivas...

					Visualizar v. 15 n. 2 (2022): CURRÍCULO E TEORIA DO DISCURSO: temas, estratégias e perspectivas...
Publicado: 31-08-2022

Apresentação

  • ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA PESQUISA EM CURRÍCULO

    Rafael Ferreira de Souza Honorato, Hugo Heleno Camilo Costa, Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64568

Artigos

  • ANÁLISE POLÍTICO DO DISCURSO E PESQUISA EDUCACIONAL Estudos sobre a interpelação e desempenho do currículo de formação de professores

    Myriam Southwell, Noralí Boulan
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64150
  • CÓDIGO CURRICULAR EMERGENTE as Vozes do imaginário social

    Rita Guadalupe Angulo Villanueva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63680
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO E A TEORIA DO DISCURSO a produção textual no Simpósio Pós-estruturalismo e Teoria Social

    Denise de Souza Destro, Geniana dos Santos, Reybia Bueno Ramos
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64209
  • O CURRÍCULO EM CONTEXTO PÓS-ESTRUTURAL uma leitura pela Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe

    Kleber Santos Chaves, Ana Cristina dos Santos Silva, Benedito Gonçalves Eugênio
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64103
  • TEORIA CURRICULAR E POLÍTICA CURRICULAR apostando no compromisso político com a alteridade

    Jéssica Rochelly Da Silva Ramos, Kátia Silva Cunha, Leonardo da Silva Santos
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63837
  • DESCONSTRUÇÃO DE FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS, HIPERPOLITIZAÇÃO E HEGEMONIA implicações da teoria do discurso nos estudos curriculares

    Clívio Pimentel Junior
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63669
  • TEORIA DO DISCURSO E A QUESTÃO MULTICULTURAL articulações (im) possíveis?

    William de Goes Ribeiro
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64556
  • POLÍTICA CURRICULAR E HEGEMONIA um olhar sobre as disciplinas língua portuguesa e educação física

    Cristiane Ferreira Português Almeida, Guibison da Silva Cruz, Hugo Heleno Camilo Costa
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64417
  • CONSTRUÇÕES POLÍTICO-DISCURSIVAS EM TORNO DE UM TODOS PARA/PELA EDUCAÇÃO

    Ana Paula Soares, Rosanne Evangelista Dias
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64400
  • FORMAÇÃO INICIAL EM DEBATE articulações discursivas em torno do Parecer CNE/CP 22/2019

    Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta, Paula Eduarda das Dores de Souza Lima, Márcia Betânia de Oliveira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64118
  • A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL disputas por hegemonia

    Juliana Diniz Gutierres Borges, Maria Manuela Alves Garcia
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63697
  • PROCESSOS DE NEGOCIAÇÕES-ARTICULAÇÕES DE POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19

    Tamires Barros Veloso, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62480

Demanda Contínua

  • #BNCC: carta aberta sobre políticas educacionais e e-narrativas no Twitter

    Franklin Kaic Dutra-Pereira, Saimonton Tinôco
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62654
  • PACOTES INTERPRETATIVOS SOBRE A BNCC DO ENSINO MÉDIO a panaceia para a educação

    Deborah Karla Calegari Alves, Fábio Luis Krützmann, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62388
  • O CURRÍCULO SOB A LENTE DECOLONIAL múltiplas perspectivas para o ensino médio brasileiro

    Carlos Mometti, Fanley Bertoti da Cunha, Gabriela Canuto dos Reis
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62895
  • TEORIAS SOCIOLÓGICAS DE BALL E BERNSTEIN vias analíticas para compreensão de textos e contextos das políticas curriculares

    Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Elena Maria Billig Mello
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.61406
  • TÉCNICAS DE CONDUTA E POSIÇÕES DEMANDADAS PELA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Marcelo de Oliveira Dias
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63113
  • O CURRÍCULO ESCOLAR E A EMERGÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA

    Marinete da Frota Figueredo, Dinalva de Jesus Santana Macêdo
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62349
  • EPÍLOGO DO SÉCULO XX EM VISITA fundamentos educacionais e determinações históricas para as teorias críticas e “pós-críticas” do currículo em solo brasileiro

    Júlio César Maia, Michele Sacardo
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62499
  • UMA EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO rastros de um arquivo-corpo

    José Alberto Romana Díaz, Angélica Vier Munhoz, Glòria Jové Monclús
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63008