v. 17 n. 1 (2024): CURRICULO, AVALIAÇÃO E ESCOLAS: tensionamentos entre a norma e performatividade [Publicação em Fluxo Contínuo]

					Visualizar v. 17 n. 1 (2024): CURRICULO, AVALIAÇÃO E ESCOLAS: tensionamentos entre a norma e performatividade [Publicação em Fluxo Contínuo]
Publicado: 13-03-2024

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: CURRICULO, AVALIAÇÃO E ESCOLAS tensionamentos entre a norma e a performatividade

    Phelipe Florez Rodrigues, Guilherme Pereira Stribel, Dafne Gonzáles Sólis
    e70044
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.70044

Artigos

  • AS UNIVERSIDADES COMO MOTORES DA EXCELÊNCIA E DA INOVAÇÃO EDUCATIVAS

    Mónica Vallejo, Ana Torres-Soto, Francisco J. Hernandez Valverde
    e69931
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69931
  • POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA LÍNGUA PORTUGUESA novos e multiletramentos para sujeitos impossíveis

    Hugo Heleno Camilo Costa, Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, Maria José Vilela Rodrigues
    e69702
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69702
  • AVALIAÇÕES EXTERNAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E OS SENTIDOS NA BUSCA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

    Cristiane Gomes de Oliveira, Carlos Roberto Moreira, Emerson Bezerra Vidal Gomes
    e69609
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69609
  • CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CARIOCA performatividade e práticas docentes

    Virgínia Louzada, Roberta Teixeira, Cristiane Amancio
    e69607
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69607
  • O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA) contexto de influência nas políticas globais

    Maria Luiza Dique de Souza , Luane Coutinho de Freitas , Maria Carolina Caldeira
    e69603
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69603
  • AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA questões sobre currículo, avaliação e qualidade

    Renata Oliveira
    e69552
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69552
  • AVALIAÇÃO COMO UM MONSTRO?

    Millena Soares Figueiredo, Talita Vidal Pereira
    e69524
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69524
  • AVALIAÇÃO E CURRÍCULO repensando políticas educacionais sob a ótica da teoria do discurso

    Divane Oliveira de Moura Silva, Kátia Silva Cunha
    e69522
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69522
  • “O FUNDAMENTAL É MANTER A APRENDIZAGEM” a política curricular da cidade de São Paulo em 2020-2021

    Bruna Mello, Salomão Ximenes
    e69519
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69519

Demanda Contínua

  • EMERGÊNCIAS DA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR EM CURSOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

    Jéssica Blank Lopes, Rafaele Rodrigues de Araujo
    e66378
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.66378
  • EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DAS APRENDIZAGENS (re)construção de saberes docentes

    Anderson Luiz Tedesco, Dilva Bertoldi Benvenutti, Régis Carlos Benvenutti
    e67278
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.67278
  • O DEBATE PEDAGÓGICO EM TORNO DA DIVERSIDADE SEXUAL A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR

    Wollacy Esquerdo Lima, Alexandre Adalberto Pereira
    e66805
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.66805
  • CURRÍCULO OCULTO aspectos da experiência educacional não declarada no currículo oficial e formal da escola

    Rafael Garcia Campos, Carlos Antonio Giovinazzo Junior
    e66446
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.66446
  • DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES análise comparativa entre os documentos de 2015 e 2019

    Luiz Gustavo Ferreira, Beatriz Salemme Correa Cortela
    e67317
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.67317
  • AS TEORIAS DE CURRÍCULO NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS

    Jéssica Gomes das Mercês, Edinaldo Medeiros Carmo
    e66076
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.66076
  • CRUSH, AFETOS E CHUVA DE NUDES o currículo da nudez na produção das sexualidades na cibercultura

    Luíza Cristina Silva Silva, Shirlei Sales
    e67246
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.67246
  • O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL reflexões de professores em pesquisa colaborativa sobre a Base Nacional Comum Curricular

    Vitor Iotte Medeiros, José Guilherme da Silva Lopes
    e66748
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.66748

Entrevistas

  • TENSÕES E PROPOSIÇÕES EM AVALIAÇÃO, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CURRÍCULO-ENTREVISTA COM ISABEL ORTIGÃO

    Antonia Alves Pereira Silva, Carlos Augusto Aguilar Júnior, Maria Isabel Ramalho Ortigão
    e69641
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641

Resenhas

  • COTIDIANO, EDUCAÇÃO E CULTURAS questões e reflexões de uma epistemologia decolonial

    Dorisney Bastos de Souza, Rosalva de Cássia Rita Drummond
    e69875
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69875