O Goodwill na Avaliação de Empresas: Um Estudo Sobre a Realização de Testes de Imparidades e as Alterações Contabilísticas no Âmbito das Concentrações de Atividades Empresariais

  • Thiago de Sousa Barros Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ana Maria Gomes Rodrigues Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Goodwill, Concentrações de Atividades Empresariais, Testes de Imparidade, Justo Valor.

Resumo

Este artigo descreve as principais alterações introduzidas no normativo contabilístico internacional no que tange ao goodwill e suas eventuais implicações na informação contabilística divulgada. Ademais, este trabalho caracteriza os intangíveis sem condições de reconhecimento, com destaque para o goodwill, suas especificidades, as controvérsias reinantes entre pesquisadores no tocante à sua contabilização, enfatizando, neste prisma, a necessidade de realização dos testes de imparidade. Nessa esfera, o presente artigo centra-se em analisar a polêmica da determinação da taxa de desconto, estudar o conceito de justo valor e observar a relação entre contabilidade e as técnicas de avaliação de empresas. Por fim, este trabalho lança luz à importância da adoção dessas normas por países como Portugal e Brasil, a fim de garantir uma informação financeira com alto índice de relevância e fiabilidade, afinal as informações divulgadas pelas empresas ajudam os usuários das Demonstrações Financeiras Consolidadas a avaliar a natureza, os riscos e os efeitos financeiros associados às concentrações de atividades empresariais e ao goodwill, aspectos estes de extrema importância para a tomada de decisões.

Biografia do Autor

Thiago de Sousa Barros, Universidade Federal de Ouro Preto
É Professor Assistente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Ouro Preto e responsável pelas disciplinas de Finanças e Contabilidade do curso. Possui especialização e mestrado em Contabilidade e Finanças pela Faculty of Economics of the University of Coimbra (2012), graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e aperfeiçoamento em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Ana Maria Gomes Rodrigues, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
É Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Coordenadora do Mestrado em Contabilidade e Finanças pela mesma instituição. É pós-doutora em Contabilidade pela Universidade de São Paulo, doutora em Organização e Gestão de Empresas, mestre em Economia Europeia e licenciada em Economia e Direito pela mesma Universidade de Coimbra. Publicou 20 artigos em revistas especializadas, possui 12 capítulos de livros e 10 livros publicados.
Publicado
2013-07-23
Seção
Seção Internacional