Geração e Distribuição do Valor Adicionado em 2013: Análise das Companhias Listadas no IBrX-100

  • Victor Malta Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: DVA, Geração e Distribuição de Riqueza, Cluster

Resumo

A Contabilidade tem como desafio não apenas produzir informações financeiras, mas também informações com cunho social, propiciando a relação da empresa com a sociedade. O objetivo deste estudo foi identificar os clusters formados por empresas que apresentam índices de geração e distribuição de riquezas semelhantes, com base na DVA (Demonstração do Valor Adicionado). Esta pesquisa classifica-se como empírico-analítica, por analisar, decodificar e relacionar a destinação da riqueza gerada pelas companhias pesquisadas. A amostra foi composta pelas empresas componentes do IBrX-100 em 2013. A coleta de dados foi feita nas demonstrações contábeis das empresas componentes da amostra no site da BM&FBovespa. Posteriormente, os índices foram calculados e analisados. Constatou-se, no caso da geração da riqueza, conforme cluster 4, que 60,64% da amostra adicionou 16% ao valor do Ativo, com destaque para os bancos, que foram detentores dos menores índices. Verificou-se também, conforme demonstrado no cluster 2, que 77,17% das organizações adicionou em torno de 37% de suas receitas. Quanto à distribuição da riqueza gerada, verificou-se que apenas 22,34% das empresas analisadas distribuem 50% ou mais do valor aos seus funcionários, conforme mostra o cluster 3. Verificando a distribuição a Impostos, constatou-se que 18,09% das empresas possuem carga tributária de 59%, sendo detentoras das maiores cargas do país, conforme cluster 1. Conforme demonstrado no cluster 2, percebe-se que 80,85% das empresas distribuem, em média, 5% da riqueza gerada aos acionistas, mostrando um baixo nível de distribuição. Entretanto, em se tratando de distribuição a Lucros Retidos, observa-se, no cluster 1, que 90,43% da amostra distribuem 15% da riqueza gerada.

Biografia do Autor

Victor Malta Nunes, Universidade Federal de Uberlândia
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.
Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia
Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2016-04-27
Como Citar
Nunes, V. M., & Miranda, G. J. (2016). Geração e Distribuição do Valor Adicionado em 2013: Análise das Companhias Listadas no IBrX-100. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 4(1), 18-32. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/24844
Seção
Seção Nacional