Contribuições dos Investimentos em Bolsas Stricto Sensu na Produção Acadêmica Brasileira
Palavras-chave:
Geração de Conhecimento. Produções Acadêmicas. Fontes de Financiamento.Resumo
A informação é um recurso determinante dentro das organizações, visto sua capacidade de gerar inovações e melhores práticas gerenciais. É possível verificar por meio disso que são necessários investimentos financeiros para geração de informação e conhecimentos que contribuam com as organizações e sociedade. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre o investimento da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em bolsas acadêmicas stricto sensu com as publicações acadêmicas brasileiras, no período de 2000 a 2012. Para isso foi realizado um estudo exploratório e descritivo com análise estatística dos dados com as técnicas de regressão polinomial e dispersão utilizando base de dados secundários. Foi possível verificar evidências empíricas por meio dos coeficientes de determinações dos modelos estatísticos. Os resultados demostram que apesar dos dados da CAPES demonstrarem constante aumento no investimento em bolsas stricto sensu no Brasil no período de 2000 - 2012, não se verifica aumento proporcional da produção científica nacional no mesmo período. Bem como não contribuíram efetivamente para o aumento da representatividade do país no campo acadêmico perante a América Latina e ao Mundo. As considerações finais destacam os principais fatores identificados nas análises estatísticas que levam a tais conclusões. O estudo contribui para o campo teórico dos estudos que mensuram investimentos e inovação e também auxilia de forma aplicada aos gestores de recursos públicos. Sugerem-se estudos futuros observando outros indicadores além das bolsas de pesquisa ou analisar de modo qualitativo a essência das produções acadêmicas efetivadas por meio desse financiamento.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.