Impacto dos Relatórios de Recomendação dos Analistas Sell-Side no Retorno das Ações
Palavras-chave:
Relatório de Recomendação Análise de Investimento. Retorno Anormal. Eficiência de Mercado.Resumo
Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo investigar o impacto dos relatórios dos analistas sell-side no retorno das ações das empresas.
Fundamento: insere-se na linha de pesquisas sobre analistas de investimento contextualizada na teoria de eficiência de mercado que define que nos mercados eficientes os preços dos ativos devem refletir todas as informações relevantes para determinação de seu preço.
Método: a investigação baseia-se na metodologia de estudo de eventos, cuja data do evento consiste na publicação do relatório de cobertura da ação. Determina-se o retorno anormal obtido da data da publicação da recomendação e o retorno anormal acumulado por 3 dias, 1 semana, 1 mês e 3 meses da data da publicação do relatório.
Resultados: os resultados obtidos foram consistentes em sinal com a primeira hipótese de que retorno anormal é positivo para cada um dos prazos da data do evento (1 dia a 3 meses) a partir da emissão de recomendação de compra e forte compra. Por outro lado, o retorno anormal e o retorno anormal acumulado de cada um dos prazos foram todos negativos com significância estatística nas recomendações de venda a favor da segunda hipótese de que o retorno anormal é negativo para cada um dos prazos para as recomendações de venda e forte venda.
Contribuições: Este trabalho representa uma contribuição para o conhecimento sobre a participação do analista de investimento sell-side no aumento da eficiência do mercado de capitais brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.