Impacto dos Relatórios de Recomendação dos Analistas Sell-Side no Retorno das Ações

Autores

  • Bruno Sun Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo
  • Liliam Sanchez Carrete Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo
  • Rosana Tavares Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Relatório de Recomendação Análise de Investimento. Retorno Anormal. Eficiência de Mercado.

Resumo

Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo investigar o impacto dos relatórios dos analistas sell-side no retorno das ações das empresas.

Fundamento: insere-se na linha de pesquisas sobre analistas de investimento contextualizada na teoria de eficiência de mercado que define que nos mercados eficientes os preços dos ativos devem refletir todas as informações relevantes para determinação de seu preço.

Método: a investigação baseia-se na metodologia de estudo de eventos, cuja data do evento consiste na publicação do relatório de cobertura da ação. Determina-se o retorno anormal obtido da data da publicação da recomendação e o retorno anormal acumulado por 3 dias, 1 semana, 1 mês e 3 meses da data da publicação do relatório.

Resultados: os resultados obtidos foram consistentes em sinal com a primeira hipótese de que retorno anormal é positivo para cada um dos prazos da data do evento (1 dia a 3 meses) a partir da emissão de recomendação de compra e forte compra. Por outro lado, o retorno anormal e o retorno anormal acumulado de cada um dos prazos foram todos negativos com significância estatística nas recomendações de venda a favor da segunda hipótese de que o retorno anormal é negativo para cada um dos prazos para as recomendações de venda e forte venda.

Contribuições: Este trabalho representa uma contribuição para o conhecimento sobre a participação do analista de investimento sell-side no aumento da eficiência do mercado de capitais brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Sun, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Graduado em Administração

FEA USP

Liliam Sanchez Carrete, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Professora da área de Finanças

Departamento de Administração

Rosana Tavares, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo

Professora de Finanças

Departamento de Administração

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Sun, B., Carrete, L. S., & Tavares, R. (2017). Impacto dos Relatórios de Recomendação dos Analistas Sell-Side no Retorno das Ações. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(3), 22–36. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/32776

Edição

Seção

Seção Nacional