Avaliação do Cronograma de Pagamento de uma Seguradora Especializada em Saúde
Palavras-chave:
seguradora, planos de saúde, administração financeira, sazonalidade, sinistroResumo
Objetivo: O presente estudo objetivou desenvolver um modelo para estimação dos pagamentos mensais de sinistros que envolveram a colaboração de prestadores de serviços de operadoras de planos de saúde.
Fundamento: Embora cada seguradora possua um cronograma de pagamentos específico, é factível conceber que a data da quitação é dependente do momento em que a ocorrência é recebida pela seguradora. No entanto, destaca-se que a variação dos sinistros pagos em cada mês decorre de distintos fatores, sendo a sazonalidade do uso das coberturas oferecidas por essas empresas muito relevante para inserção em um modelo de pagamentos.
Método: Por meio da análise da sazonalidade de períodos anteriores, foi concebido um modelo de pagamentos de sinistros mensais por meio de uma de uma simulação de eventos.
Resultados: No âmbito dos resultados verificou-se que o modelo proposto demonstrou uma expressiva aderência para 7 dos 10 meses analisados. Isto é, comparando-se os valores estimados a partir do modelo com os valores reais, verificou-se que para 7 meses o erro, em módulo, foi inferior a 10%.
Contribuições: O modelo ora apresentado possui condições de ser utilizado para estimar o fluxo de pagamentos futuros, possibilitando o incremento de procedimentos de gestão de recursos financeiros das operadoras de planos de saúde, bem como, uma melhora nos seus resultados financeiros. Ressalta-se que outros parâmetros, como, por exemplo, o perfil das carteiras das seguradoras e a região, poderão ser incorporados a versões futuras desse modelo de modo a incrementar sua acurácia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.