Relato integrado e o formato da informação financeira para evidenciar a criação de valor das empresas do Programa Piloto
Palavras-chave:
Relato integrado. Criação de valor. Informação financeira. Contabilidade.Resumo
RESUMO
Objetivo: Descrever forma e conteúdo de expressão das informações financeiras no Relato Integrado, nova modalidade de comunicação corporativa, com base nos princípios definidos no framework emitido pelo International Integrated Reporting Council, em 09/12/2013.
Fundamento: Inovação na comunicação corporativa, esse é o propósito do Relato Integrado – RI ao conectar informações de seis capitais (financeiro, humano, intelectual, natural, manufaturado e de relacionamento) para construção do pensamento integrado, com foco na criação de valor pela empresa, no curto, médio e longo prazo e, ainda, em linguagem clara e concisa, conforme framework do RI.
Método: Pesquisa documental, descritiva e de cunho qualitativo, com apoio do Software Nvivo 11, nos Relatos Integrados das empresas que participam do Programa Piloto [PP] no Brasil, nos anos de 2014 e 2015.
Resultados: Foi constatado insuficiência no uso de alguns termos que fundamentam o RI e a informação financeira oriunda da contabilidade; mas, também, se identificou avanço no uso de linguagem visual em sintonia com os princípios da concisão, completude, comparabilidade e conectividade entre as informações financeiras e não financeiras.
Contribuições: ao meio acadêmico contribui com a abordagem interdisciplinar do Relato Integrado ao integrar a Administração, a Contabilidade e a Comunicação. Às empresas, contribuiu no desdobramento do framework do RI e na gestão ao mostrar a interface entre forma e conteúdo na evidenciação da criação de valor com pensamento integrado. Ao governo, contribui com a valorização da transparência no mercado de capitais, via linguagem visual para dar mais segurança a investidores, financiadores e sociedade em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.