Gerenciamento de Resultados em Bancos: Indícios relacionados à aversão a divulgação de prejuízos
Palavras-chave:
Gerenciamento de Resultados, Evitar divulgar prejuízos, Bancos, Instituições FinanceirasResumo
Objetivo: Analisar se existem indícios de que os bancos brasileiros utilizaram técnicas de gerenciamento de resultado para evitar a divulgação de prejuízos no período de 2008 a 2015.
Fundamento: A literatura base desta pesquisa versa sobre gerenciamento de resultados para evitar a divulgação de prejuízos e gerenciamento de resultados no setor bancário, tendo como base os estudos de Burgstahler and Dichev (1997), Shen and Chih (2005), Goulart (2007) e Bornemann et al. (2012).
Método: As instituições pesquisadas foram os bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial e caixas econômicas (macrossegmento Bancário I). Utilizaram-se os dados constantes nos balancetes dos meses de junho e dezembro de cada ano do período de análise extraídos do site do Banco Central do Brasil (BC). A metodologia utilizada foi a análise de frequência em histograma.
Resultados: Os resultados indicaram indícios de gerenciamento de resultados para evitar a divulgação de prejuízos nos bancos de pequeno porte em ambos os semestres do período analisado. Em relação aos bancos de grande porte, no entanto, os resultados não apontaram indícios de gerenciamento de resultados para evitar a divulgação de prejuízos.
Contribuições: Os achados da pesquisa contribuem com a literatura sobre gerenciamento de resultados no setor bancário brasileiro. Além disso, contribuem com os usuários das demonstrações contábeis dos bancos, em especial, dos de pequeno porte, ao demonstrar que as informações ali constantes devem ser analisadas com maior cuidado visto que podem ter sido gerenciadas pela administração.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.