Efeitos das Recomendações Consensuais dos Analistas sobre os Preços das Ações: Um Estudo no Mercado Brasileiro
Resumo
Objetivo: Este artigo avalia o impacto das recomendações consensuais dos analistas financeiros sobre as ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.
Fundamento: Os investidores racionais, ao tomarem suas decisões, consideram inúmeras informações. Parte destas são confeccionadas por analistas financeiros, as quais exercem um papel crítico sobre a volatilidade dos preços dos ativos. Esse fenômeno foi constatado por Stickel (1995) e Womack (1996). Contudo, a Hipótese do Mercado Eficiente salvaguarda um pensamento distinto. Preconiza que nenhum investidor, apropriando-se de informações, é capaz de alcançar ganhos excedentes. Assim, o não consenso dos trabalhos empíricos põe essa temática como um eixo teórico ainda em construção na literatura.
Método: Os procedimentos metodológicos empregados voltaram-se ao estudo de evento, contando com a análise de um conjunto de dezoito ações negociadas no mercado brasileiro.
Resultados: Dentre os achados, foi percebido um comportamento incongruente entre os ganhos médios proporcionados pelos ativos e os pareceres emitidos pelos especialistas. Após a data em que ocorreu a mudança de recomendação; os retornos diários anormais médios foram predominantemente negativos ao passo que as orientações dos analistas apontaram para a compra de ativos. Essa tendência manteve-se nas análises desenvolvidas a partir das janelas (3, 7 e 11 dias) e dos retornos diários médios por ação. No entanto, constatou-se que a maior fração dos retornos anormais não foram significantes. Houve a sustentação da hipótese de que mercado brasileiro de ações manifesta-se de forma semelhante após a divulgação das recomendações consensuais de analistas. Reforça, assim, os postulados de Fama (1970).
Contribuições: Os insights acadêmicos permitem alargar a discussão sobre a maneira como os preços dos ativos se posicionam após a divulgação de informações de especialistas. Isso oferta subsídios sobre quais dados os investidores devem considerar nos atos de decisões de investimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.