Efeitos das Recomendações Consensuais dos Analistas sobre os Preços das Ações: Um Estudo no Mercado Brasileiro

Autores

  • Evadio Pereira Filho Professor do IFPB - Campus Patos. Doutorando em Administração (PPGA/UFRN).

Resumo

Objetivo: Este artigo avalia o impacto das recomendações consensuais dos analistas financeiros sobre as ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

Fundamento: Os investidores racionais, ao tomarem suas decisões, consideram inúmeras informações. Parte destas são confeccionadas por analistas financeiros, as quais exercem um papel crítico sobre a volatilidade dos preços dos ativos. Esse fenômeno foi constatado por Stickel (1995) e Womack (1996). Contudo, a Hipótese do Mercado Eficiente salvaguarda um pensamento distinto. Preconiza que nenhum investidor, apropriando-se de informações, é capaz de alcançar ganhos excedentes. Assim, o não consenso dos trabalhos empíricos põe essa temática como um eixo teórico ainda em construção na literatura.  

Método: Os procedimentos metodológicos empregados voltaram-se ao estudo de evento, contando com a análise de um conjunto de dezoito ações negociadas no mercado brasileiro.

Resultados: Dentre os achados, foi percebido um comportamento incongruente entre os ganhos médios proporcionados pelos ativos e os pareceres emitidos pelos especialistas. Após a data em que ocorreu a mudança de recomendação; os retornos diários anormais médios foram predominantemente negativos ao passo que as orientações dos analistas apontaram para a compra de ativos. Essa tendência manteve-se nas análises desenvolvidas a partir das janelas (3, 7 e 11 dias) e dos retornos diários médios por ação. No entanto, constatou-se que a maior fração dos retornos anormais não foram significantes. Houve a sustentação da hipótese de que mercado brasileiro de ações manifesta-se de forma semelhante após a divulgação das recomendações consensuais de analistas. Reforça, assim, os postulados de Fama (1970).

Contribuições: Os insights acadêmicos permitem alargar a discussão sobre a maneira como os preços dos ativos se posicionam após a divulgação de informações de especialistas. Isso oferta subsídios sobre quais dados os investidores devem considerar nos atos de decisões de investimento.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-04-28

Como Citar

Pereira Filho, E. (2018). Efeitos das Recomendações Consensuais dos Analistas sobre os Preços das Ações: Um Estudo no Mercado Brasileiro. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(2), 4–13. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/35804

Edição

Seção

Seção Nacional