A Contabilidade do Crime no Brasil: Avanços e Desafios
Palavras-chave:
Contabilidade do Crime. Lavagem de Dinheiro. Crime contra a Ordem Tributária. Lei AnticorrupçãoResumo
Objetivo: Apresentar os resultados alcançados, após a obrigatoriedade de envio de informações dos serviços de contabilidade expedidas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
Fundamento: Neste trabalho, a discussão partiu da análise das informações disponíveis do no banco de dados do COAF, referente às comunicações enviadas por órgãos parceiros no combate a crimes, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, entre outros.
Método: O trabalho caracteriza-se como exploratório, com análise de dados pré-existentes no banco de dados do COAF, no período dos anos de 2004 a 2015, particularmente, a partir de 2014, quando houve a obrigatoriedade dos envios. A abordagem do problema foi classificada como quantitativa, tendo em vista que se apoderou do teste de estatística descritiva e da verificação de dados estatísticos para efetuar todas as análises.
Resultados: Com o estudo, constatou-se uma pequena queda das informações repassadas ao órgão, como também, uma maior retração das interpelações institucionais e como ainda são grandes os desafios em prol ao combate de crimes nos meios empresarias.
Contribuições: Os achados deste estudo contribuem para a discussão em torno da criação de uma consciência nos profissionais e entidades contábeis em relação ao papel da contabilidade como ferramenta útil no combate ao crime contra a ordem tributária. Também, levanta possibilidades de estudos futuros, pesquisando relações que não são estudadas, já que não existem trabalhos que se debrucem sobe o recorte apresentado.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.