A Influência dos Fatores Financeiros e Esportivos Sobre o Valor dos Clubes de Futebol Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.0v0n0.37890Resumo
Objetivo: O estudo tem como objetivo investigar quais são as variáveis financeiras e esportivas que influenciam no valor dos clubes de futebol brasileiros.
Fundamento: Justifica-se pelo aprofundamento em uma esfera, dos estudos do mercado de futebol, até então pouco explorada, que é o valor dos clubes de futebol brasileiros e a sua relação com as variáveis financeiras e esportivas.
Método: Foram coletados dados dos clubes de futebol brasileiros mais valiosos de acordo com a pesquisa da BDO RCS (2017), bem como as demonstrações contábeis dos clubes futebol no período de 2011 a 2016. A amostra da pesquisa é composta por 24 times, tendo em vista a exclusão de dezesseis clubes que não tinham dados disponíveis ou foram considerados outliers através da análise do boxplot. No modelo proposto, o Q de Tobin foi utilizado como proxy para o valor dos clubes. Através do pacote estatístico Gretl 2015®, a regressão linear múltipla foi realizada para tratamento dos dados.
Resultados: Observou-se que as variáveis “ranking CBF”, “custo/receita” e “grau de endividamento” apresentaram-se estatisticamente significantes para explicar o valor dos clubes de futebol brasileiros, diferentemente das variáveis “retorno sobre ativos”, “primeira divisão” e “liquidez corrente”, que não se apresentaram significantes.
Contribuições: Dessa forma, percebe-se que os clubes que possuem maior pontuação de acordo com a convenção do ranking nacional de clubes, junto aos que apresentam maiores índices de endividamento e eficiência nos gastos são mais valorizados no mercado.
Palavras-chave: Valor dos Clubes. Clubes de Futebol Brasileiros. Q de Tobin.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.