A Influência dos Fatores Financeiros e Esportivos Sobre o Valor dos Clubes de Futebol Brasileiros

  • Christiane Larissa Duarte do Nascimento
  • Marke Geisy da Silva Dantas Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Yuri Gomes Paiva Azevedo Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN

Resumo

Objetivo: O estudo tem como objetivo investigar quais são as variáveis financeiras e esportivas que influenciam no valor dos clubes de futebol brasileiros.

Fundamento: Justifica-se pelo aprofundamento em uma esfera, dos estudos do mercado de futebol, até então pouco explorada, que é o valor dos clubes de futebol brasileiros e a sua relação com as variáveis financeiras e esportivas.

Método: Foram coletados dados dos clubes de futebol brasileiros mais valiosos de acordo com a pesquisa da BDO RCS (2017), bem como as demonstrações contábeis dos clubes futebol no período de 2011 a 2016. A amostra da pesquisa é composta por 24 times, tendo em vista a exclusão de dezesseis clubes que não tinham dados disponíveis ou foram considerados outliers através da análise do boxplot. No modelo proposto, o Q de Tobin foi utilizado como proxy para o valor dos clubes. Através do pacote estatístico Gretl 2015®, a regressão linear múltipla foi realizada para tratamento dos dados.

Resultados: Observou-se que as variáveis “ranking CBF”, “custo/receita” e “grau de endividamento” apresentaram-se estatisticamente significantes para explicar o valor dos clubes de futebol brasileiros, diferentemente das variáveis “retorno sobre ativos”, “primeira divisão” e “liquidez corrente”, que não se apresentaram significantes.

Contribuições: Dessa forma, percebe-se que os clubes que possuem maior pontuação de acordo com a convenção do ranking nacional de clubes, junto aos que apresentam maiores índices de endividamento e eficiência nos gastos são mais valorizados no mercado.

Palavras-chave: Valor dos Clubes. Clubes de Futebol Brasileiros. Q de Tobin.

Biografia do Autor

Christiane Larissa Duarte do Nascimento
Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRN
Marke Geisy da Silva Dantas, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Mestre em Ciências Contábeis pela UnB/UFPB/UFRN
Yuri Gomes Paiva Azevedo, Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN
Mestrando em Ciências Contábeis pela UFRN
Publicado
2019-01-24
Como Citar
Nascimento, C. L. D. do, Dantas, M. G. da S., & Azevedo, Y. G. P. (2019). A Influência dos Fatores Financeiros e Esportivos Sobre o Valor dos Clubes de Futebol Brasileiros. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 7(1), 94-111. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.0v0n0.37890
Seção
Seção Nacional