Relação entre os Investimentos em Atividades Exploratórias e a Descoberta de Novas Reservas de Petróleo: um Estudo com as Empresas da NYSE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.43498Palavras-chave:
Relevância da Informação Contábil, Value Relevance, Atividades Exploratórias, Reservas de Petróleo.Resumo
Objetivo: Este estudo buscou verificar a influência dos investimentos em atividades exploratórias nas descobertas de novas reservas das empresas da indústria petrolífera.
Fundamento: Diante da queda do preço do barril de petróleo desde 2014, a indústria petrolífera precisou se reinventar estrategicamente. As empresas passaram a priorizar os investimentos com retorno a curto prazo e as atividades exploratórias foram preteridas. Contudo, essas atividades são fundamentais na descoberta de novas reservas de petróleo – o ativo responsável pela longevidade das atividades operacionais.
Método: Foram utilizados procedimentos metodológicos quantitativos, valendo-se de análises de regressões MQO e regressões quantílicas. Foi considerado um nível de 99% de confiança no teste de hipóteses para uma amostra composta pelas empresas listadas na NYSE dentro do segmento Oil & Gas entre 1989 e 2016.
Resultados: Sugere-se que os investimentos realizados nas atividades exploratórias conseguem explicar aproximadamente 39% das reservas de petróleo encontradas. Diante da estimação quantílica foi possível verificar que quanto maior for a reserva encontrada, maior é o poder de explicação dos gastos exploratórios, indicando uma possível vantagem das grandes corporações na busca por grandes reservas dado que dispõem de mais recursos para investir.
Contribuições: Os achados da pesquisa denotam a importância da divulgação dos investimentos feitos em atividades exploratórias perante as empresas petrolíferas aos usuários externos, dado que tais gastos apresentaram relação positiva com a descoberta de novas reservas, um ativo substancial para as referidas empresas.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.