Evidenciação de Informações por Segmento de Negócios: Estudo com Empresas Brasileiras, Alemãs, Francesas e Norte-Americanas do Setor de Siderurgia e Metalurgia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n3.44956Palavras-chave:
Segmento de Negócios. Normas Contábeis Internacionais. Evidenciação Contábil. IFRS 8.Resumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar o nível de evidenciação de empresas brasileiras, alemãs, francesas e norte americanas do setor de siderurgia e metalurgia, comparativamente às exigências do IFRS 8 quanto à publicação por segmentos de negócios.
Fundamento: A globalização dos negócios e dos mercados, mesmo que relativa, trouxe a necessidade de harmonização mundial da linguagem contábil, surgindo daí a criação do IASB, órgão de normatização independente e responsável pela emissão das IFRS. De forma análoga, há a preocupação de ampliar e melhor qualificar a evidenciação de informações contábeis ao mercado, destacando-se neste estudo aquelas referentes às publicações por segmentos de negócios.
Método: Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória, de caráter descritivo e quali-quantitativo. Aplicou-se a análise de conteúdo nos relatórios das demonstrações contábeis do exercício de 2015, de companhias listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt, BM&FBovespa, Euronext Paris e Bolsa de Valores de Nova York.
Resultados: Os achados mostram que 24% das 33 empresas pesquisadas não apresentam informações por segmento. Os níveis de evidenciação das empresas situam-se em 79%, 63%, 76% e 66% pelas empresas alemãs, brasileiras, francesas e norte-americanas, respectivamente. Observa-se que as empresas brasileiras têm ainda um largo espaço para evoluir em relação às empresas dos outros países.
Contribuições: Quanto ao mercado, a contribuição destaca aquelas categorias menos presentes na evidenciação, as quais podem ser críticas na decisão de analistas e investidores. Quanto ao meio acadêmico, destaca-se um conteúdo conceitual para as disciplinas de evidenciação contábil e auditoria e nos respectivos procedimentos práticos para evidenciação (pelas empresas informantes) e serviços de revisões (pelas empresas de auditoria).
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.