Eficiência Tributária dos Países-Membros da OECD e Brasil para a Geração de Educação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n1.45168Resumo
Este artigo analisa o uso eficiente das receitas tributárias para a geração de educação nos países membros da OECD (Organization for Economic Cooperation and Development) e Brasil, no período de 2000 a 2014, tendo como base a Teoria da Tributação Ótima. Para isso, foi utilizada a Data Envelopment Analysis (DEA) no modelo CCR (Charnes, Cooper e Rhodes) e o método hierárquico de clusters. Os resultados revelaram que a Letônia, Coreia do Sul, México, Chile, Estônia, Irlanda, Islândia, Estados Unidos, Austrália e Suíça foram os países mais eficientes no uso das receitas tributárias em favor do bem-estar educacional, enquanto que a Itália, França, Dinamarca, Suécia, Brasil, Áustria, Bélgica, Turquia, Alemanha e Noruega, apresentaram menor nível de eficiência. Os países com maiores receitas tributárias não são necessariamente, os mais eficientes na aplicação dessas receitas em favor da educação. A pesquisa contribuiu para ampliar os estudos sobre a mensuração de eficiência na área da contabilidade e para auxiliar os gestores na administração dos recursos públicos, no sentido de corrigir fragilidades e revisar ações para melhor alocar as receitas em favor do bem-estar educacional.
Palavras-chave: Receita Tributária. Eficiência. Educação. DEA.
Downloads
Referências
UNESCO (2017); Word Bank, 2014; PNUD (2013); Beuren et al., 2013; Dufrechou, 2016; Alm, 1996; Payeras & Adrian, 2008; Schachter, 2007; Grimm et al., 2009; Banker et al., 1984; Navarro-Chavez et al., 2016; Carboni & Russu, 2015; Wu et al., 2014; Martín & Mendoza, 2013; Mariano, 2012; Gonzalez et al., 2011; Lefebvre et al., 2010; Hashimoto et al., 2009; Lee et al., 2006; Despotis, 2005; Pang, 2005; Dufrechou, 2016; Bogetoft et al., 2015; Agasisti, 2014; Cuenca Jiménez & Chavarro Miranda, 2010; Viloria et al., 2009; Afonso et al., 2005; Afonso & Aubyn, 2005; Golany & Thore, 1997; Debnath & Shankar, 2014; Ülengin et al., 2011; Viloria et al., 2009; Mahlberg & Obersteiner, 2001; Golany & Thore, 1997; Habibov & Fan, 2010; Eloy Júnior et al., 2014; Lamb (1995); Shackelford e Shevlin (2001); Maydew (2001); OECD, 2017; Kim & Kim, 2017; Navarro-Chavez et al. (2016); Habibov e Fan (2010); Maciel et al. (2010); Dufrechou (2016); Ferrer, 2014; Narayan, 2005; Bucovetsky & Smart, 2006; Brückner, 2012; Payeras, 2008; Slemrod & Yitzhaki, 1996; Spadaro et al. (2015); Leroux et al. (2011), Bruvoll e Ibenholt (1998); Stiglitz (1987); Weymark (1979), e Sandmo (1978); Modesto, 2014; Schachter, 2007; Bogetoft et al. (2015); Baciu e Botezat (2014); Agasisti (2011); Hauner e Kyobe (2010); Afonso e Aubyn (2005); Cooper et al., 2007; Charnes et al., 1978; Mariano, 2012; Faria et al., 2008; Charnes et al., 1984; Bollou et al., 2006; Ramanathan, 2006; Hashimoto et al., 2009; Lee et al., 2006; Despotis, 2005; Navarro-Chavez et al., 2016; Ogneva-Himmelberger et al., 2013; Habibov & Fan, 2010; Jurado & Perez-Mayo, 2012; Murias et al., 2006; Fernández et al., 2010; Lefebvre et al., 2010; Friebelová & Friebel, 2014; Hashimoto & Kodama, 1997; Mizobuchi, 2014; Wu et al., 2014; Witte & López-Torres, 2017; Thanassoulis et al., 2016; Bogetoft et al., 2015; Baciu & Botezat, 2014; Johnson & Ruggiero, 2014; Thieme et al., 2012; Moreno & González, 2010; Afonso & Aubyn, 2005; Duarte & Jiménez, 2007; Sanchez e Rodríguez (2003); Espina & Arechavala, 2013; Olenike e Amaral (2015); Carboni e Russu (2015); Martín e Mendoza (2013); Morais et al. (2013); Lefebvre et al. (2010); Gonzalez et al. (2011); Hatefi e Torabi (2010); Murias et al. (2006); Hashimoto et al. (2009); Lee et al. (2006); Depotis (2005); Pang (2005); Marshall e Shortle (2005); Marconi & Lakatos, 2003; Major, Vieira & Robalo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.