Seleção de Amostras de Auditoria: Complementariedade entre Curva ABC e Lei de Benford
COMPLEMENTARITY FROM ABC CURVE AND BENFORD LAW
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n2.48910Resumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho consiste em propor uma metodologia para a seleção de amostras de auditoria, obtida por meio da Curva ABC e da Lei de Benford.
Fundamento: A fundamentação se baseia na seleção de amostras de auditoria, mais precisamente na Curva ABC e na Lei de Benford.
Método: Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados dois diferentes conjuntos de dados: (1) os valores de documentos fiscais fornecidos pela Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) e (2) as Notas de Empenho de um município do estado de Mato Grosso do Sul, emitidas durante o exercício financeiro de 2016.
Resultados: Os resultados indicam que a Curva ABC privilegia os itens de maior valor relativo, enquanto que a Lei de Benford favorece a busca por evidências de itens manipulados. As amostras da Lei de Benford tendem a ser maiores que as obtidas pela Curva ABC; e que, embora tenham uma maior quantidade de elementos, apresentam um valor total amostral substancialmente menor. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de complementariedade das técnicas.
Contribuições: Espera-se, como contribuição desta pesquisa, incentivar a utilização de métodos quantitativos para a seleção de amostras de auditoria, cuja aplicação possibilita a redução dos custos associados, confere maior cientificidade e consistência ao relatório do auditor e potencializa a identificação de fraudes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.