EBITDA: Fatores Determinantes da Divulgação da Medida Não-Gaap no Mercado Acionário Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n1.50526Resumo
Objetivo: Identificar os fatores determinantes da divulgação voluntária da medida não-GAAP “EBITDA” em relatórios de companhias listadas brasileiras.
Fundamento: A pesquisa foi realizada sob a perspectiva das premissas da teoria da agência e da teoria da sinalização.
Método: Técnicas descritivas e estatísticas. A coleta dos dados se deu de forma manual e por meio de informações coletadas da base Eikon da Thomson Reuters para os períodos trimestrais e anuais dos anos de 2014 e 2015 de companhias listadas no IBrX 100.
Resultados: Os resultados descritivos apresentados sugerem que a prática da divulgação do EBITDA tem ocorrido de forma ampla, de forma consistente no tempo e de forma regular no que diz respeito à obrigatoriedade de apresentar as conciliações ao lucro (ou prejuízo) contábil. Pode-se concluir com base nos resultados quantitativos que companhias que aderem a níveis de governança corporativa, que possuem receitas líquidas menores e que possuem maiores saldos de imobilizado estão mais propensas a divulgar o EBITDA em seus relatórios financeiros. Os resultados apresentados corroboram com as reivindicações do mercado e com as premissas da teoria da sinalização de que medidas não-GAAP podem estar sendo divulgadas de maneira adequada e com o objetivo de informar o mercado, visto que companhias com as ações mais negociadas do mercado buscarão se diferenciar positivamente das demais.
Contribuições: Evidências corroboram com a posição do IASB de que o uso de medidas não-GAAP é valioso e pode melhorar o reporte financeiro se efetuado de forma adequada.
Palavras-chave: EBITDA. Medidas não-GAAP. Fatores determinantes.
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