O Impacto dos Investimentos em P&D no Retorno das Ações: Um Estudo das Companhias de Energia Elétrica Listadas na B3

  • Maria Lucrécia Jorge Izidoro Universidade Federal de Uberlândia
  • Josilene da Silva Barbosa Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia
  • Kelly Aparecida Silva Jacques Universidade Federal de Uberlândia
  • Thiago Alberto dos Reis Prado Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Em virtude de um cenário global marcado pela competição, em que as empresas têm aprimorado seus produtos e processos com o propósito de permanecerem no mercado e almejando expansão para atender a padrões cada vez mais elevados de exigência dos consumidores, a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é uma ferramenta eficaz a essas entidades por promover o aperfeiçoamento e a inovação. Posto isso, esta pesquisa objetiva verificar se o investimento em P&D resulta em Value Relevance para o mercado de capitais das empresas do setor de energia elétrica listadas na B3. A análise dos dados foi realizada para o período de 2010 a 2018, utilizando-se de regressão múltipla com os dados em painel por meio do Software Stata 13. Os resultados apontam que os investimentos em P&D realizados por essas entidades não geram conteúdo informacional relevante para influenciar o preço das ações. Uma possível causa para esse resultado pode ser atribuída à incerteza gerada pela atividade de P&D devido às suas limitações em prever a obtenção de benefícios futuros para as entidades.

Biografia do Autor

Thiago Alberto dos Reis Prado, Universidade Federal de Uberlândia

THIAGO ALBERTO DOS REIS PRADO Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP e Professor adjunta do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Endereço: R. Vinte, nº 1600 - Bairro Tupã, CEP 38304-402, Ituiutaba – MG. thiagoalberto@ufu.br. Telefone: 55 34 3291-5904.

Publicado
2020-05-19
Como Citar
JORGE IZIDORO , M. L., Barbosa, J. da S., APARECIDA SILVA JACQUES , K., & ALBERTO DOS REIS PRADO, T. (2020). O Impacto dos Investimentos em P&D no Retorno das Ações: Um Estudo das Companhias de Energia Elétrica Listadas na B3. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 8(2), 56-73. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n2.51001
Seção
Seção Nacional