Contribuição Marginal Sistêmica do Setor Financeiro ao Mercado Acionário do Brasil em Crises Mundiais: Subprimes, Dívida Europeia e Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n2.52311Resumo
Objetivo: Analisar a contribuição em risco do setor financeiro ao risco do mercado acionário brasileiro, considerando as seguintes crises mundiais: dos subprimes; da dívida europeia; e do Covid-19.
Fundamento: Por ser capaz de afetar diversas economias de forma generalizada, o risco sistêmico e o efeito contágio são temas em constante estudo na literatura em finanças. Em adição, o setor financeiro, pela interação com os demais setores econômicos, é considerado um dos setores mais sensíveis da economia.
Método: Para alcançar o objetivo proposto neste artigo, foi utilizado o modelo de gerenciamento de risco denominado Conditional Value at Risk (CoVaR), de Adrian e Brunnermeier (2016). A amostra contemplou os retornos diários reais dos índices representativos do setor financeiro e do mercado acionário brasileiro. O período analisado iniciou-se em janeiro de 2007, finalizando-se em março de 2020.
Resultados: Os principais resultados sugerem que no período de crises mundiais, exceto na da dívida europeia, a contribuição em risco do setor financeiro ao mercado acionário brasileiro sofreu um aumento se comparado com os períodos de calmaria. Adicionalmente, na crise do Covid-19 tal contribuição de risco foi a maior entre os períodos observados.
Contribuição: Os achados podem auxiliar a academia, os investidores, órgãos reguladores e governamentais, em uma melhor compreensão acerca dos efeitos de uma crise mundial sobre o mercado acionário de um país, bem como na identificação da sensibilidade do setor financeiro em períodos de estresse, possibilitando que medidas sejam adotadas tanto para a supervisão da crise, como para a sua prevenção.
Palavras-chave: Risco sistêmico; Efeito contágio; Setor financeiro; CoVaR; Crises mundiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Evidenciação Contábil & Finanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.