Características que Influenciam o Nível de Conservadorismo dos Alunos de Graduação de Contabilidade
Resumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar a influência do gênero, da idade, da renda e do tempo de curso no nível de conservadorismo dos alunos do curso de contabilidade.
Fundamento: Contrapondo-se a Moderna Teoria de Finanças (Fama, 1970), esta pesquisa apresenta um estudo que questiona a perfeita racionalidade dos agentes e investiga as características que influenciam o nível do viés comportamental do conservadorismo e o seu efeito na tomada de decisão por alunos dos cursos de contabilidade.
Método: Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário com base no elaborado por Kahneman e Tversky (1979) para alunos do curso de contabilidade em uma instituição de ensino pública do Nordeste do Brasil. Os dados foram analisados por meio da análise descritiva das respostas, análise de clusters hierárquica, teste não-paramétrico de Mann-Whitney e regressão logística.
Resultados: Os resultados revelaram que a maioria dos alunos do curso de contabilidade são conservadores e avessos ao risco e verificou-se indícios de que os alunos dos dois últimos anos do curso têm uma maior probabilidade de serem conservadores. Contudo, não foram encontradas evidências de que o gênero, a idade e a renda influenciam no nível de conservadorismo.
Contribuições: Estes resultados contribuem para uma maior compreensão do processo decisório dos indivíduos na elaboração de informações e na qualidade das informações financeiras, por meio da identificação da influência de características cognitivas na tomada de decisão.
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