Estudo do Modelo de Três Fatores de Fama e French Nno Mercado Acionário Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n1.56417Resumo
Objetivo: Verificar se o modelo de três fatores de Fama e French (FF3F) consegue precificar o retorno das ações no mercado acionário brasileiro e analisar o modelo com apenas dois fatores para identificar quais dos fatores são significativos para explicar o retorno das ações.
Fundamento: Fama e French (1993) propuseram um modelo de precificação com três fatores (FF3F) e conduziram pesquisas demonstrando que o modelo FF3F é mais eficaz que o modelo tradicional do CAPM. Roger e Securato (2009) compararam os modelos CAMP e o 3-Fatores de Fama e French, no mercado de capitais brasileiro e concluíram que o retorno esperado das ações pode ser realizado por um modelo de 2-Fatores.
Método: Realizou-se uma analise comparativa dos retornos efetuados e estimados pelo modelo FF3F das ações de 20 empresas brasileiras no período de 2000 a 2018. Através do cálculo das variações entre os retornos reais e estimados pode-se identificar se os retornos realizados foram próximos dos calculados.
Resultados: Apenas um pequeno percentual dos retornos estimados pelo modelo FF3F ocorreu conforme os retornos reais apurados no período de análise e a maioria dos retornos estimados são muito superiores aos retornos realizados. Mas, um modelo de dois fatores (risco de mercado e tamanho) consegue precificar o retorno das ações do mercado brasileiro.
Contribuições: Este trabalho se mostra relevante ao testar e apresentar um modelo de precificação de ativo mais adequado ao mercado acionário brasileiro e contribui com o cidadão ao propor uma ferramenta capaz de orientá-lo na seleção de ativos mais rentáveis.
Palavras-chave: Modelo de precificação de ativos. Modelo 3-Fatores de Fama e French. Retorno de ações. Mercado financeiro.
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