A Relação do Perfil Tributário das Empresas com a Geração de Valor Adicionado e a sua Distribuição aos Agentes
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n3.62657Resumo
RESUMO
Objetivo: O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar de que forma os aspectos do perfil tributário das empresas podem afetar a geração e a distribuição do valor adicionado entre os agentes.
Fundamento: Amparado na teoria dos stakeholders e da elasticidade da receita tributária, o estudo buscou traçar o perfil tributário através da utilização de métricas capazes de refletir o contexto tributário ao qual estão submetidas as empresas. Diante disso, características como a existência de incentivos fiscais, a agressividade tributária, os prejuízos fiscais e a carga tributária foram consideradas.
Método: A pesquisa examinou dados de 321 empresas listadas na B3, compreendendo os anos de 2010 a 2019, a partir da coleta de informações das demonstrações contábeis e da análise de conteúdo empreendida nas notas explicativas. Utilizando a metodologia de dados em painel, foram delineadas quatro equações, das quais se buscaram evidências das relações entre as proxies do perfil tributário das empresas com a geração e distribuição do valor adicionado aos agentes.
Resultados: Os resultados verificados demonstraram que a agressividade tributária possui relação positiva com a geração de valor adicionado. Porém, confirmando as predições iniciais sustentadas na teoria dos stakeholders, a agressividade tributária apresentou relação positiva com a remuneração dos acionistas, ao passo que revelou associação negativa com a dos credores e de pessoal.
Contribuições: Este estudo oferece subsídios aos diferentes stakeholders para que considerem em suas decisões os impactos da gestão tributária sobre a geração e distribuição da riqueza das companhias.
Palavras-chave: Valor Adicionado. Perfil Tributário. Distribuição do Valor Adicionado. Incentivos Fiscais. Agressividade Tributária.
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