Disclosure Voluntário Ambiental Via Twitter das Empresas Listadas no IBRX-100

Autores

  • Claucione Rejane de Medeiros Lima Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Jocykleber Meireles de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRAND DO NORTE
  • Alexsandro Gonçalves da Silva Prado Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Camilla Araújo Amaral Duarte Universidade Federal Rural do Semi-árido

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n2.65429

Resumo

Objetivo: O objetivo geral deste estudo é investigar o nível de disclosure voluntário ambiental promovido pelas empresas listadas no IBrX-100 via Twitter.

Fundamentos: A pesquisa é realizado à luz da teoria da legimidade (Patten, 1992), por meio da análise das divulgações realizadas no twitter.

Método: O discloruse voluntário foi analisado por meio do Índice de Evidenciação Ambiental (IEA), proposto por Bachmann, Carneiro e Espejo (2013), considerando-se para análise o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019. Aplicou-se o teste teste Qui-Quadrado para avaliar a associação entre o IEA e as variáveis: (i) número de seguidores, (ii) setor, (iii) nível de governança corporativa e (iv) se pertencem ao Índice de Sustentabilidade Empresarial. Adicionalmente, verificou-se a relação entre as variáveis que mostraram significância estatística foi operacionalizada através da técnica de Análise de Correspondência (Anacor), apresentada por meio de mapa perceptual.

Resultados: Os resultados mostram que a média do Índice de Evidenciação Ambiental por parte das empresas ficou em 20%, o que corresponde a 2 itens atendidos por empresa. Além disso, constatou-se que a variável setor foi a única que apresentou associação significativa com o IEA, no qual o setor mais associado com um maior IEA foi o de Utilidade Pública, sendo a maior parte dessas empresas pertencentes ao ramo de energia elétrica.

Contribuições: Este estudo contribui para a literatura trazendo novos achados empíricos que auxiliam na compreensão dos impactos das midias sociais no disclosure voluntário corporativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrikopoulos, A., Merika, A. A., Triantafyllou, A., & Merikas, A. G. (2013). Internet disclosure and corporate performance: a case study of the international shipping industry. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 47, 141-152. https://doi.org/10.1016/j.tra.2012.10.016

Arruda, M. P., Sousa, R. A. M., Girão, L. F. D. A. P., & Paulo, E. (2015). Divulgação de Informações por meio da Internet: Serão as Redes Sociais Capazes de Reduzir a Assimetria Informacional entre Empresas e Investidores?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 3(2), 27-41. https://doi.org/10.18405/recfin20150202

Arruda, M. P. D., Girão, L. F. D. A. P., & Lucena, W. G. L. (2015). Assimetria informacional e o preço das ações: análise da utilização das redes sociais nos mercados de capitais brasileiro e norte-americano. Revista Contabilidade & Finanças, 26(69), 317-330. https://doi.org/10.1590/1808-057x201501540

B3 – Brasil, Bolsa, Balcão (2020). Disponível em: http://www.b3.com.br/pt_br/. Acesso em: julho de 2020.

Bachmann, R. K., Carneiro, L. M., & Espejo, M. M. (2013). Evidenciação de informações ambientais: proposta de um indicador a partir da percepção de especialistas. Revista de Contabilidade e Organizações, 7(17), 33-44. https://doi.org/10.11606/rco.v7i17.56666

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2003). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático (2a Ed). Petrópolis: Vozes.

Conceição, S. H., Dourado, G. B., Baqueiro, A. G. M., Silva, S. F., & Brito, P. C. (2010). Nível de Comunicação e Fatores Determinantes no disclosure em Responsabilidade Social Corporativa (RSC): Um estudo qualitativo e quantitativo com empresas listadas na Bovespa. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Silva, W. M, & Magalhães Filho, P. A. D. O. (2005). Determinantes da disseminação voluntária de informações financeiras na internet. RAE eletrônica, 4(2), 0-0. https://rae.fgv.br/rae-eletronica/vol4-num2-2005/determinantes-disseminacao-voluntaria-informacoes-financeiras-na

Deegan, C. (2002). Introduction: The legitimising effect of social and environmental disclosures–a theoretical foundation. Accounting, Auditing & Accountability Journal. https://doi.org/10.1108/09513570210435852

Deegan, C., Rankin, M., & Tobin, J. (2002). An examination of the corporate social and environmental disclosures of BHP from 1983‐1997: A test of legitimacy theory. Accounting, Auditing & Accountability Journal. https://doi.org/10.1108/09513570210435861

O’Donovan, G. (2002). Environmental disclosures in the annual report. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 15(3), p. 344–371. http://doi.org/10.17261/Pressacademia.2018.787

Dowling, J., & Pfeffer, J. (1975). Organizational legitimacy: Social values and organizational behavior. Pacific sociological review, 18(1), 122-136. https://doi.org/10.2307/1388226

Farias, K. T. R. (2008). A relação entre divulgação ambiental, desempenho ambiental e desempenho econômico nas empresas brasileiras de capital aberto: uma pesquisa utilizando equações simultâneas. 2008. 193 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Farias, R. B., Silveira, G. B., Huppes, C. M., & Van Bellen, H. M. (2018). Curtindo e compartilhando no facebook: uma análise do disclosure ambiental de empresas brasileiras de capital aberto. Environmental & Social Management Journal/Revista de Gestão Social e Ambiental, 12(3), 21–38. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1578

Farias, R. B., Silveira, G. B., & Huppes, C. M. (2017). Disclosure Ambiental via Facebook: O que as empresas brasileiras divulgam. XIX Engema. Anais... São Paulo: XIX Engema.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. (6a ed). São Paulo: Atlas.

Gomes, S. M. D. S., Oliveira, N. D. C., Cruz, T. S. D., & Oliveira, N. D. S. (2016). Evidenciação socioambiental de empresas baianas: uma análise na web 2.0 a luz da teoria da legitimidade. Sustainable Business International Journal. 1(60). https://doi.org/10.22409/sbijounal2016.i59.a10243

Hanna, R., Rohm, A., & Crittenden, V. L. (2011). We’re all connected: The power of the social media ecosystem. Business horizons, 54(3), 265-273. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2011.01.007

Islam, M. A., & Deegan, C. (2008). Motivations for an organisation within a developing country to report social responsibility information: Evidence from Bangladesh. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 21(6), 850–874. https://doi.org/10.1108/09513570810893272

Lanzana, A. P. (2004). Relação entre disclosure e governança corporativa das empresas brasileiras. (Dissertação de Mestrado). Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Ferrero, J. M., & Sánchez, I. M. G. (2017). Coercive, normative and mimetic isomorphism as determinants of the voluntary assurance of sustainability reports. International Business Review, 26(1), 102-118. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2016.05.009

Mota, S. L., & Pinto, S. K. M. (2017). A utilização do twitter na análise do disclosure voluntário das empresas brasileiras com níveis diferenciados de governança corporativa. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 5(1), 22-38. https://doi.org/10.18405/recfin20170102

Murcia, F. D. R., Rover, S., Lima, I., Fávero, L. P., & Lima, G. (2008). ‘Disclosure Verde’nas demonstrações contábeis: características da informação ambiental e possíveis explicações para a divulgação voluntária. Revista UnB Contábil,11(1-2), p. 260–278. https://www.revistacgg.org/contabil/article/view/21/49

Murcia, F. D. R., & dos Santos, A. (2009). Fatores determinantes do nível de disclosure voluntário das companhias abertas no Brasil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 3(2), 72-95. https://doi.org/10.17524/repec.v3i2.68

Nossa, V. (2002). Disclosure ambiental: uma análise do conteúdo dos relatórios ambientais de empresas do setor de papel e celulose em nível internacional (Tese de doutorado). Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Patten, D. M. (1992). Intra-industry environmental disclosures in response to the Alaskan oil spill: a note on legitimacy theory. Accounting, organizations and Society, 17(5), 471-475. https://doi.org/10.1016/0361-3682(92)90042-Q

Paulino, G. C., da Silva, G. S., & Girão, L. F. D. A. P. (2018). Disclosure Voluntário Via Redes Sociais das Empresas Listadas no Ibrx100. Revista Universo Contábil, 14(1), 149-167. https://doi.org/10.4270/ruc.2018324

Shocker, A. D., & Sethi, S. P. (1973). An approach to incorporating societal preferences in developing corporate action strategies. California management review, 15(4), 97-105. https://doi.org/10.2307/41164466

Souza, I. G. D. M. (2018). Uso de mídias sociais para divulgação voluntária: sentimento na UGC do Facebook e geração de valor para empresas de capital aberto. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília, Brasília.

Viana Junior, D. B. C. (2016). Disclosure socio ambiental via redes sociais: um estudo nas empresas listadas no IBRX-100 da BM&FBOVESPA. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 5(2), 19-33. https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.388

Zhang, J. (2015). Voluntary information disclosure on social media. Decision Support Systems, 73, 28-36. https://doi.org/10.1016/j.dss.2015.02.018

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Rejane de Medeiros Lima, C., Souza, J. M. de, Gonçalves da Silva Prado, A., & Araújo Amaral Duarte, C. (2024). Disclosure Voluntário Ambiental Via Twitter das Empresas Listadas no IBRX-100. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 11(2), 101–117. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n2.65429

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)