Disclosure Voluntário Ambiental Via Twitter das Empresas Listadas no IBRX-100
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n2.65429Resumo
Objetivo: O objetivo geral deste estudo é investigar o nível de disclosure voluntário ambiental promovido pelas empresas listadas no IBrX-100 via Twitter.
Fundamentos: A pesquisa é realizado à luz da teoria da legimidade (Patten, 1992), por meio da análise das divulgações realizadas no twitter.
Método: O discloruse voluntário foi analisado por meio do Índice de Evidenciação Ambiental (IEA), proposto por Bachmann, Carneiro e Espejo (2013), considerando-se para análise o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019. Aplicou-se o teste teste Qui-Quadrado para avaliar a associação entre o IEA e as variáveis: (i) número de seguidores, (ii) setor, (iii) nível de governança corporativa e (iv) se pertencem ao Índice de Sustentabilidade Empresarial. Adicionalmente, verificou-se a relação entre as variáveis que mostraram significância estatística foi operacionalizada através da técnica de Análise de Correspondência (Anacor), apresentada por meio de mapa perceptual.
Resultados: Os resultados mostram que a média do Índice de Evidenciação Ambiental por parte das empresas ficou em 20%, o que corresponde a 2 itens atendidos por empresa. Além disso, constatou-se que a variável setor foi a única que apresentou associação significativa com o IEA, no qual o setor mais associado com um maior IEA foi o de Utilidade Pública, sendo a maior parte dessas empresas pertencentes ao ramo de energia elétrica.
Contribuições: Este estudo contribui para a literatura trazendo novos achados empíricos que auxiliam na compreensão dos impactos das midias sociais no disclosure voluntário corporativo.
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