Processo de Ensino e Aprendizagem Universitária na Modalidade Remota: Quais as Expectativas dos Graduandos em Contabilidade?

Autores

Resumo

Objetivo: analisar as expectativas dos graduandos em contabilidade do estado do Paraná, priorizadas no processo de ensino e aprendizagem após as experiências vivenciadas no ensino remoto.

Fundamento: a partir da literatura corrente, utilizou-se os preceitos de expectativas e preferencias de graduandos postulados por Alauddin et. al. (2017) em uma aplicação ao cenário brasileiro.

Método: para isso, utilizou-se uma survey, aplicando como instrumento uma adaptação do questionário SEPQ de Alauddin et al. (2017), mantendo os fatores desenvolvidos pelos autores, obtendo-se 138 respostas válidas. Os dados foram analisados por Estatística Descritiva e Análise de Cluster.

Resultados: a média dos participantes de modo geral, possuem expectativas priorizadas voltadas à expertise do docente na disciplina e também quanto à apresentação, entrega e enfoque durante as aulas. Identificou-se que a maior parte dos estudantes analisados apresentam expectativas em aderência com os fatores desenvolvidos por Alauddin et al. (2017).

Contribuições: esta pesquisa sustenta a ampliação do entendimento acerca das expectativas priorizadas pelos graduandos em ciências contábeis, com aplicações práticas também aos docentes e instituições de ensino, permitindo aumento na satisfação e colaboração entre partes interessadas e adaptação das expectativas às necessidades dos agentes, em novo contexto paradigmático vivido no ensino remoto. A pesquisa traz aplicabilidade quanto à atuação docente e da instituição de ensino, adaptando-se as expectativas priorizadas pelos graduandos, considerando o contexto vivido durante o ensino remoto.

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Biografia do Autor

João Victor Luccas, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Contabilidade no Programa de P´ós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Mestre em Contabilidade pelo Programa de P´ós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Josele Nunes Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná 

Everton Lucio Soares de Oliveira

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Nayane Thais Krespi Musial, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2016)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Luccas, J. V., Nunes Ferreira, J., Soares de Oliveira, E. L., & Krespi Musial, N. T. (2024). Processo de Ensino e Aprendizagem Universitária na Modalidade Remota: Quais as Expectativas dos Graduandos em Contabilidade?. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 11(3), 65–81. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/66214

Edição

Seção

Seção Nacional