Aspectos das Diretrizes Curriculares Nacionais para Odontologia e as Grades Curriculares das IEOS do Nordeste

Autores

  • Amanda Camurça de Azevedo
  • Wilton Wilney Nascimento Padilha

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi analisar as grades curriculares das IEOS do Nordeste segundo as DCN. Metodologia: Foi utilizada uma abordagem indutiva com procedimento estatístico-comparativo com técnica de documentação indireta. O universo deste estudo foi composto pelas grades curriculares das Instituições de Ensino Superior de Odontologia do Nordeste, sendo a amostra constituída por 11 (40%) escolhidas por conveniência, retiradas dos sites institucionais e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A análise dos dados empregou estatística descritiva. Resultados: Quanto ao conhecimento de técnicas e métodos de elaboração de trabalhos científicos, 33,3% apresentaram as disciplinas de metodologia científica e monografia; 58,3% apenas metodologia científica, e 8,3% não apresentou nenhuma das disciplinas.Quanto ao comprometimento social dos futuros profissionais, todas as IEOs presentes neste estudo, possuem uma ou ambas as disciplinas de Odontologia e Saúde Coletiva, Odontologia Social e Odontologia Preventiva e Social, porém a média da carga horária destas disciplinas é de 3,4% em relação as cargas horárias totais dos cursos. A média das cargas horárias das disciplinas de Clínica Integrada foi de 14,5% em relação às cargas horárias totais dos cursos. E a média das cargas horárias dos ciclos profissionalizante foi de 30,6% em relação as cargas horárias totais dos cursos. Conclusão: Os resultados obtidos permitem concluir que as grades curriculares ainda não estão adequadas com as propostas contidas nas DCNS.

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Seção

PAINÉIS