Qualificando uma estratégia formadora: a proposta dos estágios da graduação em Odontologia da UFPB

Autores

  • Yuri Wanderley Cavalcanti
  • Edson Hilan Gomes de Lucena
  • Murilo da Cunha Wanzeler
  • Wilton Wilney Nascimento Padilha

Resumo

Os estágios dos cursos de graduação visam reorientar o processo de formação, geração de conhecimento e prestação de serviços à população com abordagem humanística e integral do processo saúde-doença, uma vez que existe um descompasso entre a orientação da formação dos profissionais de saúde e os princípios, as diretrizes e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ser um importante campo de atuação, capaz de proporcionar vivências das realidades do serviço, consiste em um diferencial na formação desses profissionais. Diante da necessidade de discutir como se desenvolvem tais atividades durante o Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), buscou-se provocar mudanças na execução dos estágios da graduação, visando contribuir para a formação de atores mais críticos e empenhados numa na melhoria da formação em saúde adequada às práticas do Sistema. Assim, foi proposta uma avaliação e qualificação junto aos atores envolvidos nos estágios (professores, estudantes, profissionais e gestão municipal da saúde. Para tanto, foi organizado um fórum de debates envolvendo todos os representantes os quais expuseram suas visões e sugestões para os estágios. O processo se deu em meio a articulações e estratégias que buscavam atingir a adesão das pessoas envolvidas às propostas colocadas em cena. A deflagração desse processo de mudança se fez importante no sentido de problematizar as atividades desenvolvidas nos estágios da graduação. Um momento raro, e até mesmo único, foi construído com episódio em que estudantes, professores, profissionais e gestão compõem um espaço de debate em horizontalidade, na busca de estratégias que possam melhorar a formação de profissionais de saúde. Os enfrentamentos são reais e inevitáveis; frutos de uma diversidade pedagógica capaz de gerar saberes em coletivos de trabalho. A Educação Permanente se fez presente no desenvolvimento de mudança de práticas no trabalho vivo do estágio.

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