Caracterização do perfil dos usuários e da atenção básica em saúde bucal prestada no município de Caldas Brandão-PB

Autores

  • Deborah Brindeiro de Araújo Brito
  • Ronaldo Lira Júnior
  • Yuri Wanderley Cavalcanti
  • Amanda Araújo de Lima
  • Rose Emmanuelle Damásio Pereira
  • Wilton Wilney Nascimento Padilha

Resumo

Introdução: A elaboração de uma metodologia que promova o melhoramento da realização da prática em saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF) contribuirá com o processo histórico de construção da saúde bucal coletiva no Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Objetivou-se caracterizar a atenção básica em saúde bucal prestada aos usuários, com relação aos aspectos: acesso, interesse e satisfação. Buscou-se também conhecer os usuários quanto a sua composição, e com relação às práticas e condições de saúde bucal. Metodologia: Utilizou-se uma abordagem indutiva, com procedimento comparativo-descritivo e técnica de documentação indireta, a partir da análise de fichas de cadastro em saúde bucal preenchidas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), durante o cotidiano de trabalho. Resultados: Dos 1.626 usuários investigados, 840 (51,7%) são do gênero feminino, e a média de idade obtida foi de 30,8 anos. Sobre atendimento odontológico disponibilizado pela Unidade de Saúde da Família (USF), 1301 (80%) possuem interesse e 1246 (76,6%) procuram e acessam o serviço da USF, sendo que 1096 (67,4%) destes acessam unicamente a USF. A frequência de escovação de três vezes ao dia foi relatada por 645 (39,7%), e o uso de prótese por 343 (21,1%). Quanto à condição periodontal, 116 (7,1%) e 26 (1,6%) foram notificados com gengiva inchada e sangrando, respectivamente. Verificou-se que a educação em saúde bucal realizada, pelos ACS’s, sobre higiene bucal e uso de soluções de bochecho foi, respectivamente, 378 (23,2%) e 350 (21,5%). No tocante à satisfação dos usuários, constatou-se que 905 (55,6%) estavam satisfeitos com o Cirurgião-Dentista, e 1044 (64,2%), com a unidade de saúde. Conclusão: Nas condições do estudo, verificou-se que, apesar do interesse e acesso dos usuários pelo serviço, boa parte mostrou-se insatisfeita com o atendimento prestado. As práticas de higienização e as condições de saúde bucal dos usuários foram consideradas aceitáveis. No entanto, foi verificado que, durante o período do cadastramento, pouca foi a educação realizada pelos ACS’s.

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